Tecnologia

Google vai pagar à News Corp por notícias na internet

O Google entrou em um acordo com a News Corp., conglomerado de mídia do magnata Rupert Murdoch, para determinar uma remuneração pelo uso de artigos e notícias de veículos da companhia em suas diversas plataformas online. Trata-se de mais um passo na tendência de gigantes de internet cederem e começarem a pagar pelo conteúdo de notícias que utilizam.

O acordo faz parte de um novo produto – o Google News Showcase –, que permite que publishers escolham quais artigos serão promovidos em seções especiais dos aplicativos e também nas páginas de busca do Google.

No entanto, o acordo com a News Corp. não se aplica a notícias catalogadas pelo Google e exibidas no serviço regular de busca da gigante da tecnologia – essa é atualmente a forma mais utilizada pelos leitores para encontrar notícias.

É um acordo diferente, portanto, do que prega uma lei que foi proposta na Austrália e que forçaria o Google e o Facebook para pagar pelos links de reportagens que exibem. Em resposta a esse movimento, que foca no local onde está o maior volume de acessos a notícias nessas plataformas, o Facebook já afirmou que impediria que notícias aparecessem de veículos australianos aparecessem em seu site. O Google também se posiciona de forma contrária à nova regra (leia box).

No acordo fechado com o grupo de Murdoch estão incluídos reportagens e artigos do The Wall Street Journal, do New York Post, do Sunday Times e dos veículos da News Corp. na Austrália e no Reino Unido. Todo esse conteúdo vai aparecer em painéis especiais do app Google News, da página inicial de busca em celulares e também no Google News para desktops.

Escopo limitado

O acordo com o império de Murdoch exclui a Fox News do pacote, segundo Maggie Shiels, porta-voz do Google. Por ora, o contrato cobre apenas Austrália, Reino Unido, França e Alemanha. As partes estão em negociação para estender as negociações para os Estados Unidos.

O Google vem fechando acordos similares com gigantes globais de mídia, como a Reuters, e diversas companhias regionais onde opera. As partes não revelam o tamanho desses acordos, mas fontes afirmam que a gigante da internet separou cerca de US$ 1 bilhão para essas negociações. A ideia é usar esses recursos ao longo de três anos.

O Google cede à ideia de pagar por alguns conteúdos noticiosos depois de a Apple ter aceitado remunerar companhias que fazem parte de seu serviço Apple News Plus. O Facebook já vem fazendo o mesmo, em alguns casos.

“O (programa) News Showcase já tem parcerias com mais de 500 publicações ao redor do mundo, demonstrando o valor que esse produto para nossos parceiros de notícias e leitores em todo o mundo”, disse, em um comunicado, o presidente de parcerias globais do Google, Don Harrison, que disse esperar “anunciar mais parcerias em breve.”

Acordo histórico

Em um comunicado à imprensa, a News Corp classificou o acordo como “histórico”. A News Corp vinha criticando severamente o Google ao redor do mundo. Nos Estados Unidos, a companhia de Rupert Murdoch trabalhou para mudar leis estaduais e federais relativas à publicidade digital, importante fonte de receitas do buscador.

Para Josh Frydenberg, membro do governo australiano, as discussões sobre a remuneração à mídia de notícias pelo Parlamento do país estão ajudando no fechamento de negócios entre o Google e companhias de mídia ao redor do mundo.

Agência Estado

Recent Posts

Previsão de chuvas até domingo mantém Marília em estado de alerta

Nuvens carregadas prometem chuva até domingo em Marília (Foto: Gabriel Tedde/Marília Notícia) As chuvas que…

5 minutos ago

Campanha Fique Sabendo termina com quase 250 testes feitos em Tupã

Iniciativa da Prefeitura de Tupã utilizou testes rápidos para Sífilis e HIV (Foto: Divulgação) Encerrada…

17 minutos ago

Ventania arranca e arremessa placa de loja contra carro e toldo no Centro de Marília

Toldo teve dano, com o 'voo' da placa de loja na rua Nove de Julho…

29 minutos ago

Cantor é preso por descumprir protetiva e agredir ex-esposa em condomínio

A Polícia Militar prendeu em flagrante, na noite desta terça-feira (9), um homem de 48…

57 minutos ago

Mecânico conhecido da polícia por direção perigosa é preso por embriaguez e desacato

Um homem de 42 anos foi preso em flagrante na madrugada desta quarta-feira (10) após…

1 hora ago

Homem é preso por agredir companheira em Vera Cruz; vítima pede proteção

Um homem de 35 anos, que alegou ganhar a vida como bombeiro, foi preso em…

1 hora ago

This website uses cookies.