Prefeito Daniel Alonso preserva nascente (Foto: Divulgação)
A Gestão Participativa desenvolvida em Marília tem recuperado nascentes, arborizado praças e reflorestado áreas verdes.
O trabalho é inédito e visa propagar a educação ambiental junto à população, através de ações práticas de conscientização sobre a importância em se preservar o meio ambiente, com o objetivo de promover uma melhor qualidade de vida e desenvolver a sustentabilidade e o equilíbrio ambiental.
Marília vem se destacando na região, através da proposta, em que a população demonstra consciência e participa nos cuidados.
Um desses exemplos acontece na avenida Mariápolis, esquina com a rua Corifeu de Azevedo Marques, bairro Fernando Mauro, zona Norte do município.
Um grupo de amigos interessados em cuidar do meio ambiente se reuniu para promover ações de preservação a nascente existente na área, com reflorestamento do espaço para o bom convívio social.
A ação é desenvolvida em parceria com a Prefeitura de Marília, que realiza os trabalhos operacionais com maquinários e doações das mudas nativas.
Os amigos se reúnem para dar as características desejadas, cuidando e plantando no espaço, sob acompanhamento do setor de Gestão Ambiental do município.
Voluntários atuam em preservação (Foto: Divulgação)
Wilson Hakamada, responsável pela educação ambiental, diz que, a cada dia que passa, mais pessoas têm procurado desenvolver ações do tipo.
“Devido à pandemia, a falta de opções para lazer e atividades esportivas fez com que a população procurasse alternativas para escapar do isolamento com segurança e, ao mesmo tempo, realizasse atividades que ajudam nos cuidados e trazem reflexão, equilíbrio, paz interior e harmonia”, diz.
Para o gestor, a procura é somada à necessidade de recuperar e proteger áreas verdes. “Muitas delas localizam-se próximas às nossas casas, utilizadas indevidamente por alguns cidadãos como pontos de descartes de lixos, que tornam estes locais propícios para a proliferação de insetos nocivos e animais peçonhentos, como escorpiões, ratos, baratas e o mosquito Aedes aegypti”, lembra.
Além disso, há a preocupação quanto as queimadas urbanas. “Este plantio demonstra mais uma vez a consciência ambiental que a população de Marília vem desenvolvendo. As áreas públicas pertencem à população, e nada mais justo que o povo tenha o direito de colaborar com as melhorias ambientais, que vão beneficiar todos os moradores próximos”, completa Hakamada.
Projeto envolve voluntários (Foto: Divulgação)
Na ocasião, os moradores do bairro Fernando Mauro organizaram um mutirão de limpeza, cuidando da nascente, e realizaram o plantio das mudas doadas pela Prefeitura. Com a intenção de melhorar a qualidade do ar e preservar o ambiente, a ação vai atrair a avifauna característica da região, salvaguardando o banco genético das espécies.
Os familiares Vanderlei d Lucca, Daniel d Lucca e Diogo d Lucca, e os amigos João Batista de Lima, Maurílio da Costa, Valdemir Alves de Souza e Jairo Ramos, todos moradores do Fernando Mauro, participaram da atividade e têm mantido os cuidados.
Informações sobre as ações ambientais, doações de mudas e proteção de nascentes podem ser obtidas através dos telefones (14) 3401-2000 e (14) 3454-3400.
Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…
Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…
Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…
Ação ocorre para garantir a segurança dos visitantes (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal do Meio…
Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…
Corte de árvores nativas não teve nenhuma autorização de órgão competente (Foto: Divulgação/PMSP) A Polícia…
This website uses cookies.