Regional

Garça volta a ter atividades culturais presenciais

Exposição de fotos foi aberta ontem (Foto: Reprodução)

Com índices vacinais altos em Garça (distante 35 quilômetros de Marília), as atividades presenciais de cultura voltam a acontecer.

Nesta quinta-feira (18) foi aberta ao público uma exposição fotográfica no hall do Teatro Municipal, com entrada franca.

A exposição é uma parceria entre a Prefeitura de Garça e o Governo do Estado de São Paulo, por meio do Museu da Imagem e do Som (MIS) e Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa.

A série “vivendo do mar”, apresentada por Durvile Cavalcanti, tem como tema a costa brasileira e seus pequenos vilarejos de pescadores. Suas fotos trazem o cenário da prática artesanal da pesca, que a cada dia tem se tornado mais rara.

Os motivos mais frequentes são a pesca industrial, a degradação ambiental e a evasão da nova geração para os centros urbanos.

Mas a série mostra que estes pequenos redutos de pescadores ainda guardam nesta prática os aspectos de uma cultura imemorial. Esses são lugares com uma noção de tempo alargada tal qual o ambiente natural.

É possível observar a comunidade, que com seus hábitos simples, possuem uma relação direta com a vida, onde o corpo dá as medidas e a natureza dá os limites, num ciclo interminável.

Textos da época do Brasil colônia, do século XVI, descreviam essa população de pescadores formada “mais por esquecidos do que lembrados, mas mesmo assim viviam fartos no seu bastante e descansados no seu descanso”, tudo isso desde então, em um cenário sublime.”

Série “vivendo do mar”, apresentada por Durvile Cavalcanti, tem como tema a costa brasileira e seus pequenos vilarejos de pescadores (Foto: Reprodução)

AUTOR

Durvile Cavalcanti nasceu no Amapá, é formado em arquitetura e design gráfico pela Belas Artes de São Paulo e é um fotógrafo autoditada.

Já expôs trabalhos em diversas galerias, conquistando prêmios como o da Mostra de Arte no British Council (Conselho Britânico) em São Paulo.

BIBLIOTECA

Nesta sexta-feira (19) foi inaugurado um novo espaço em Garça dedicado às mulheres, é o “Espaço da mulher autora”.

Esta é uma parceria entre o Fundo Social de Garça e o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) de Garça -, contando com a realização da Prefeitura Municipal e Associação Comercial e Industrial de Garça (Acig).

De acordo com a presidente do CMEC, Tatiane Augustinho Galhardo, “é uma união em favor da cultura”.

A presidente do CMEC Garça explica que este espaço foi muito bem pensado, bem planejado, “dará mais visibilidade para a mulher autora. Hoje a mulher atua em várias frentes e temos autoras que abordam, com propriedade e maestria, os mais diferentes assuntos, passando da poesia para a política, sem titubear. Muitas vezes as mulheres autoras não aparecem, ou muitos as resumem em Lygia Fagundes Telles, Cora Coralina, Clarice Lispector, que são fantásticas e são referências, mas temos muitos outros nomes, em outras áreas, que também são fantásticas”.

Daniela Casale

Recent Posts

Roubo à casa de empresários mira joias e termina com dois presos na região

Dupla armada foge em motocicleta, logo após o crime (Imagem: Divulgação) Dois homens foram presos…

5 horas ago

BC confirma corte da Selic em março, mas manterá juros restritivos

Banco Central sinalizou redução da taxa Selic no próximo mês (Foto: Arquivo/MN) O Banco Central…

5 horas ago

Vinicius volta a parcelar dívida com o Ipremm e débito chega a R$ 1 bilhão

Novo parcelamento de débito previdenciário da Prefeitura com Ipremm tem prazo de pagamento de 25…

5 horas ago

Vereador declara pobreza e é denunciado por falsidade ideológica em Vera Cruz

Vereador Evandro Nereu Gimenez afirmou que não fará acordo e pretende seguir com processo até…

5 horas ago

Ministro propõe força-tarefa para identificar deep fake nas eleições

O ministro do STF, Gilmar Mendes (Foto: Arquivo/MN) O ministro Gilmar Mendes, que atua como…

5 horas ago

Balança comercial reverte resultado positivo e encerra 2025 com déficit

Exportações de Marília tiveram redução em 2025 (Foto: Arquivo/Marília Notícia) O comércio exterior de Marília…

5 horas ago

This website uses cookies.