A Prefeitura de Garça (distante 35 quilômetros de Marília) endureceu as medidas de combate ao coronavírus através de decreto publicado na tarde desta sexta-feira (18).
Segundo a administração local, após reunião virtual com prefeitos e secretários de 14 municípios, o lockdown total foi descartado, mas medidas mais rígidas entrarão em vigor.
“Nós temos que trabalhar para frear o avanço do número de casos e somente diminuindo a circulação do vírus é possível evitar novas contaminações, que irão sobrecarregar, ainda mais, o nosso sistema de saúde e os nossos profissionais. Por isso, mesmo não fechando o comércio, as indústrias e os serviços, estamos restringindo mais as medidas de combate à pandemia e esperamos contar com a responsabilidade de todos neste enfrentamento”, explicou o prefeito João Carlos dos Santos (DEM).
O novo decreto entrará em vigor já a partir de segunda-feira (21), e seguirá em vigência até o dia 5 de julho, podendo ser alterado, revisado ou prorrogado se assim for necessário.
O documento determina a suspensão provisória da circulação de pessoas e transporte em espaços e vias públicas das 19h às 5h, diariamente, autorizando apenas às hipóteses de cuidados de saúde, manutenção de serviços essenciais, transporte de produtos, insumos agrícolas e entrega de produtos essenciais e relacionados à alimentação (o popular delivery).
Se mantém a obrigatoriedade do uso de máscara também em espaços públicos abertos, bem como no interior de estabelecimentos. No caso de descumprimento, há multas para pessoas físicas e jurídicas.
Continua proibida a aglomeração de pessoas e o consumo de bebidas alcoólicas em passeios e espaços públicos do município, independentemente do horário.
As atividades essenciais, incluindo supermercados e postos de combustíveis, devem encerrar o atendimento ao público às 19h, de segunda-feira a sábado, permanecendo fechados aos domingos e feriados, além de restringir a entrada e a permanência de no máximo duas pessoas por família.
O mesmo vale para as indústrias e grandes empregadores, que devem trabalhar até às 19h de segunda a sábado, permanecendo fechados aos domingos e feriados.
Quanto às atividades não essenciais – shopping center, galerias e similares, lojas de comércio varejista e atacadista, e prestadores de serviços – o funcionamento será permitido das 8h às 16h.
Lojas de conveniência e estabelecimentos congêneres também devem manter o horário de funcionamento no máximo até às 19h, de segunda a sábado.
Os restaurantes, lanchonetes, bares, sorveterias e similares, assim como salões de beleza e barbearias, podem trabalhar das 11h às 19h, sendo vedado eventos musicais e utilização do passeio público para colocação de mesas e cadeiras. Já os estabelecimentos citados, localizados no Centro da cidade, poderão realizar atendimento presencial das 8h às 16h ou das 11h às 19h.
O horário das academias de esportes de todas as modalidades, clubes e centros de ginástica ficou estabelecido das 6h às 10h e das 15h às 19h.
Mudanças também ocorreram nas atividades religiosas que podem receber os fiéis com no máximo 40% de sua capacidade e nos seguintes dias da semana:
– de terça-feira, quinta-feira e sábado, uma celebração religiosa por dia, entre 17h e 19h;
– aos domingos, até três celebrações religiosas, das 7h às 8h30, 9h30 às 11h e das 17h.
Segundo a Prefeitura de Garça, a fiscalização vai continuar intensa e as multas podem ser aplicadas em pessoa física ou jurídica, podendo chegar a R$ 2.920, além do enquadramento da ocorrência em crimes previstos no Código Penal.
No caso de festas clandestinas e eventos musicais, a autuação será para o responsável pelo evento e o proprietário do imóvel, no valor de R$ 7,3 mil, além da ocorrência de crime previsto no artigo 268 do Código Penal.
O decreto na íntegra pode ser acessado no site da Prefeitura [clique aqui].
Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…
Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.