Marília

Funcionários reclamam de reajustes salariais no HC/Famema

O abaixo-assinado é endereçado aos presidentes da Fumes e da Famar (foto).

A Associação dos Funcionários da Fumes (Fundação Municipal de Ensino Superior de Marília) já havia coletado quase mil assinaturas na manhã desta segunda-feira (23) para um abaixo-assinado pedindo igualdade na reposição salarial aos funcionários da Famema e do Hospital das Clínicas.

Existe a ameça de greve se o pedido não for atendido.

Segundo a Associação, ao todo são aproximadamente 2,4 mil trabalhadores que possuem vínculos com a Famar (Fundação de Apoio a Faculdade de Medicina de Marília) e a Fumes.

Essas autarquias são as responsáveis pelas contratações de quem trabalha no complexo. Cerca de 30% desses funcionários, na década de 1990, fez a opção por receber diretamente do Tesouro do Estado. São os chamados “optantes”.

Os demais recebem com recursos oriundos do SUS (Sistema Único de Saúde) via Famar ou Fumes, e são chamados “não optantes”.

Os “optantes”, que recebem direto do Governo, tiveram nos últimos dias o reajuste de 3,5% concedido pelo governo estadual, além de aumento de R$ 8 para R$ 12 por dia de vale-alimentação.

O problema é que os demais, cerca de 70% dos funcionários chamados “não optantes”, estão com os salários e vale-alimentação congelados. “Queremos que todos recebam os reajustes, não só quem recebe direto do Estado”, afirma Márcio Freitas, diretor da Associação.

A situação e a bagunça dentro do complexo Famema vem causando indignação entre os funcionários. De acordo com Márcio, nos últimos anos os reajuste vinha sendo iguais para todos.

O abaixo-assinado é endereçado aos presidentes da Fumes e da Famar, respectivamente Marcelo José de Almeida e Igor Ribeiro de Castro Biernet.

O documento também deve ser entregue ao novo secretário de Saúde do Estado, Marco Antônio Zago, que assume a pasta na terça-feira (24) em cerimônia com o recém-empossado governador Márcio França (PSB).

“Vamos aguardar as respostas, caso não seja favorável aos funcionários existe a possibilidade de greve. Vamos dar encaminhamento para assembleias”, afirma o representante dos funcionários.

Outro lado

A reportagem do Marília Notícia procurou a assessoria de imprensa do HC/Famema e do governo do Estado.

A informação obtida no HC/Famema foi de que uma nota sobre o assunto deve ser enviada até o fim do dia. Ainda não houve retorno do Estado.

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

1 hora ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

1 hora ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

1 hora ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

1 hora ago

Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029

Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…

2 horas ago

Vídeo: com mega estrutura de lazer, Bild entrega oficialmente o Villá

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

2 horas ago

This website uses cookies.