O abaixo-assinado é endereçado aos presidentes da Fumes e da Famar (foto).
A Associação dos Funcionários da Fumes (Fundação Municipal de Ensino Superior de Marília) já havia coletado quase mil assinaturas na manhã desta segunda-feira (23) para um abaixo-assinado pedindo igualdade na reposição salarial aos funcionários da Famema e do Hospital das Clínicas.
Existe a ameça de greve se o pedido não for atendido.
Segundo a Associação, ao todo são aproximadamente 2,4 mil trabalhadores que possuem vínculos com a Famar (Fundação de Apoio a Faculdade de Medicina de Marília) e a Fumes.
Essas autarquias são as responsáveis pelas contratações de quem trabalha no complexo. Cerca de 30% desses funcionários, na década de 1990, fez a opção por receber diretamente do Tesouro do Estado. São os chamados “optantes”.
Os demais recebem com recursos oriundos do SUS (Sistema Único de Saúde) via Famar ou Fumes, e são chamados “não optantes”.
Os “optantes”, que recebem direto do Governo, tiveram nos últimos dias o reajuste de 3,5% concedido pelo governo estadual, além de aumento de R$ 8 para R$ 12 por dia de vale-alimentação.
O problema é que os demais, cerca de 70% dos funcionários chamados “não optantes”, estão com os salários e vale-alimentação congelados. “Queremos que todos recebam os reajustes, não só quem recebe direto do Estado”, afirma Márcio Freitas, diretor da Associação.
A situação e a bagunça dentro do complexo Famema vem causando indignação entre os funcionários. De acordo com Márcio, nos últimos anos os reajuste vinha sendo iguais para todos.
O abaixo-assinado é endereçado aos presidentes da Fumes e da Famar, respectivamente Marcelo José de Almeida e Igor Ribeiro de Castro Biernet.
O documento também deve ser entregue ao novo secretário de Saúde do Estado, Marco Antônio Zago, que assume a pasta na terça-feira (24) em cerimônia com o recém-empossado governador Márcio França (PSB).
“Vamos aguardar as respostas, caso não seja favorável aos funcionários existe a possibilidade de greve. Vamos dar encaminhamento para assembleias”, afirma o representante dos funcionários.
Outro lado
A reportagem do Marília Notícia procurou a assessoria de imprensa do HC/Famema e do governo do Estado.
A informação obtida no HC/Famema foi de que uma nota sobre o assunto deve ser enviada até o fim do dia. Ainda não houve retorno do Estado.
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.