Marília

‘Falta de WhatsApp compromete metade das vendas’, diz comerciante

De marmitas a automóveis, o comerciante de Marília sentiu nesta segunda-feira (4) dificuldades para se comunicar com seus clientes, com o apagão do aplicativo de mensagem – WhatsApp – e outros da mesma companhia. Para algumas pessoas, a situação é caótica e o faturamento do dia já está comprometido.

“É desesperador. Fechei algumas vendas por telefone, ligando para pessoas que já estavam falando comigo antes. Mas depois da pane, estamos praticamente sem movimento. Para nós foi pior porque nosso negócio nasceu no WhatsApp”, conta Mariana Dallan, que trabalha com produtos de limpeza em Marília.

Mariana comenta ainda que outros sistemas estão com instabilidades ou fora do ar. “Não sabemos sem tem alguma relação, mas estou há uma hora para conseguir emitir uma nota fiscal”, lamenta.

O telefone acabou sendo a solução para os lojistas e pequenos empreendedores. No setor de alimentação, Ana Cláudia Almeida conta que o dia exigiu mais trabalho, para ter praticamente o mesmo resultado.

“O telefone tocou bastante, porque as pessoas não conseguiram mandar mensagem. Não é tão prático como o ‘Whats’, mas funcionou”, relata.

O distribuidor de ovos Flávio Queiroz estima que pode fechar o dia com queda entre 10% e 15% dos pedidos. “O que nos salva é que trabalhamos com venda direta. Mas, mesmo assim, chega bastante pedido pelo WhatsApp. As pessoas já estão perdendo o hábito de telefonar”, aponta.

Nesta segunda-feira (4), após anos, Marcela Sakuno, que trabalha com veículos seminovos, teve que mandar fotos por e-mail para uma cliente ver um carro, antes de visitar a loja física.

“Mando fotos e vídeos pelo WhatsApp, e também uso o ‘Insta ‘e o ‘Face’ para exibir nossos carros. Estes aplicativos já estão incorporados no nosso trabalho e, mesmo sendo algumas horas, faz bastante falta”, diz.

Segundo a Agência Estado, o site Downdetector apontou a instabilidade no Whatsapp, Facebook e Instagram em diversas partes do mundo, a partir das 12h50.

A empresa controlada por Mark Zuckerberg se manifestou pelo Twitter, ainda sem apontar as causas ou previsão para normalização dos serviços.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Resultados do Enamed e do Revalida serão divulgados na próxima semana

Os resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025 e da 1ª…

12 horas ago

Saques na poupança superam depósitos em R$ 2,85 bilhões em novembro

As retiradas em contas de poupança ao longo de novembro de 2025 superaram em R$…

12 horas ago

Quase 20% da população de favelas vivem em vias onde não passam carros

Para 3,1 milhões de moradores de favelas brasileiras, a chegada de uma ambulância na porta…

12 horas ago

Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…

13 horas ago

Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte

Dois homens armados invadiram uma casa na tarde desta quinta-feira (4), no bairro Maracá III,…

14 horas ago

Homem em situação de rua bate no rosto e rouba pedestre no Centro de Marília

Um homem de 26 anos foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (4) após…

15 horas ago

This website uses cookies.