Tecnologia

Falha na câmera do Android permitia gravação de vídeo sem autorização

Uma falha de segurança em aparelhos Android deixou vulnerável a invasões o aplicativo de câmera do Google, usado por diversas fabricantes em seus celulares. Por meio dessa brecha, criminosos poderiam tirar fotos, gravar vídeos e armazenar arquivos sem o consentimento dos usuários. O problema foi descoberto pela empresa de segurança Checkmarx, que concluiu que a falha afetou celulares do Google (da linha Pixel), da Samsung e possivelmente outros modelos que usam o sistema operacional Android – isso significa que milhões de usuários ficaram expostos à brecha. O Google e a Samsung afirmaram que o problema já foi resolvido.

Os pesquisadores da Checkmarx descobriram que, com determinadas ações e manipulações, atacantes conseguiriam acessar o aplicativo de câmera dos celulares Android. “Descobrimos que em alguns cenários de ataques seria possível acessar o armazenamento do aparelho, dando acesso a vídeos e fotos do dispositivo, assim como metadados de GPS inclusos em fotos”, disse a empresa, em comunicado. Além disso, criminosos poderiam localizar os usuários tirando fotos e vídeos pelo aplicativo.

Segundo a Checkmarx, a brecha permitiu que criminosos tirassem fotos e gravassem vídeos, mesmo quando a tela do celular estava bloqueada. “Nossos pesquisadores conseguiram fazer a mesma coisa inclusive quando o usuário estava no meio de uma ligação de telefone”, disse a empresa.

O Google considerou a brecha de segurança como “altamente invasiva”. Em comunicado, a empresa disse: “Agradecemos a Checkmarx por chamar nossa atenção. O problema foi solucionado em dispositivos do Google afetados por meio de uma atualização da Play Store”.

A Samsung também prestou esclarecimentos. “Desde que fomos notificados sobre esse assunto pelo Google, estamos disponibilizando correções para atender a todos os modelos de dispositivos da Samsung que podem ter sido afetados”, afirmou a empresa. Para garantir que seu smartphone não será afetado, basta atualizá-lo para as últimas versões disponíveis do sistema operacional Android e também do app de câmera da empresa.

Agência Estado

Recent Posts

Operação policial cumpre mandados e prende três por tráfico em Álvaro de Carvalho

Operação apreendeu drogas e fez três flagrantes por tráfico de drogas (Foto: Divulgação) Uma operação…

3 horas ago

Três Poderes lançam pacto para enfrentamento ao feminicídio no Brasil

O governo federal, o Congresso Nacional e o Poder Judiciário lançam nesta quarta-feira (4) o…

5 horas ago

Consulta ao Abono Salarial estará disponível a partir de amanhã

Trabalhadores poderão consultar, a partir desta quinta-feira (5), se têm direito ao Abono Salarial em…

5 horas ago

Brasil deve ter 781 mil novos casos de câncer por ano até 2028

Mulheres têm maior incidência de câncer na mama, cólon e reto, segundo estimativa nacional (Foto:…

6 horas ago

Homem invade casa, ameaça tatuador, é contido pela vítima e acaba preso pela PM

Recuperação dos objetos foi possível devido a reação da vítima e chegada rápida dos PMs…

6 horas ago

SIG flagra suspeito durante queima de fios de cobre perto de escola em Marília

Material era queimado para separação de metal, visando a venda (Foto: Divulgação/Polícia Civil) A Polícia…

6 horas ago

This website uses cookies.