O Facebook afirmou nesta sexta, 20, que suspendeu dezenas de milhares de apps em sua plataforma como parte da investigação iniciada após o escândalo Cambridge Analytica, no qual a firma de marketing político utilizou indevidamente dados de 87 milhões de usuários da rede social para influenciar as eleições presidenciais americanas em 2016 e o processo do Brexit.
A empresa não especificou quantos apps foram suspensos, mas afirmou que eles estavam associados a 400 desenvolvedores. Segundo o Facebook, porém, isso não significa que os aplicativos representavam uma ameaça aos usuários. Em agosto de 2018, a companhia dizia que apenas 400 aplicativos tinham sido suspensos.
Em julho, o caso Cambridge Analytica resultou num acordo de US$ 5 bilhões entre Facebook e a Comissão Federal do Comércio (FTC, na sigla em inglês), agência dos EUA responsável por regular o comércio no país – foi a maior multa já aplicada a uma empresa de tecnologia na história.
Entenda o caso Cambridge Analytica
A consultoria Cambridge Analytica operou oficialmente entre 2013 e 2018, e utilizou indevidamente dados de 87 milhões de usuários da rede social durante a campanha de Donald Trump.
Um de seus fundadores é Steve Bannon, uma das mentes por trás da campanha Trump à presidência – hoje, Bannon se encontra afastado de Trump, mas é figura bastante próxima do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). O fim de suas atividades aconteceu semanas depois que o The Guardian, junto com o The Observere o The New York Times, ter divulgado que a firma utilizava dados de usuários do Facebook ilegalmente.
O escândalo também afetou gravemente a rede social de Mark Zuckeberg: o caso levou o executivo a ter de depor no Congresso americano durante mais de dez horas e fez o Facebook rever suas políticas de segurança e privacidade. Com isso, a rede passou a prever que teria quedas em suas margens de lucro e receita – o que, em julho de 2018, desanimou investidores e levou o Facebook a perder US$ 120 bilhões em valor de mercado em um único dia.
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.