A Associação Filarmônica de Marília, em parceria com as Secretarias Municipais da Cultura e da Educação de Marília, proporcionou às escolas municipais de Ensino Fundamental (Emefs) de tempo integral a participação dos estudantes no concerto didático, realizado na tarde desta última quinta-feira (11), no Teatro Municipal Waldir Silveira Mello, localizado na avenida Rio Branco, 51, região central.
Participaram da experiência inesquecível e pedagógica, 180 estudantes matriculados no 4º ano das Emefs Antonio Moral e Nivando Mariano dos Santos.
Os alunos foram agraciados com a apresentação de orquestra regida pelo maestro Emiliano Patarra, seguida de abordagem didático-dialógica realizada sobre conceitos musicais e funcionamento de orquestra. Entre os pontos ressaltados durante a imersão musical, os alunos aprenderam sobre divisão em naipes, instrumentos musicais, profissionais que compõem uma orquestra e repertório musical.
Conforme informou a supervisora de Emef, Rita Borguetti, “proporcionar aos nossos alunos a oportunidade de participar de um evento dessa magnitude é investir diretamente na ampliação da escuta musical no ambiente escolar”, ponderou.
“Foram momentos em que os alunos puderam expressar emoções, desenvolver a sensibilidade e aprimorar a percepção musical, complementando o trabalho que vem sendo desenvolvido semanalmente pelos docentes na oficina de enriquecimento curricular ‘Expressões Artísticas’”, salientou.
A oficina de enriquecimento curricular integra o currículo das escolas de Ensino Fundamental que atendem de 1º ao 5º ano em período integral, a exemplo das Emefs Antônio Moral e Nivando Mariano dos Santos.
O concerto didático foi destinado ao público infantil e teve como objetivo despertar o interesse pelo universo orquestral e da formação musical. Para tanto foi disponibilizado antecipadamente material didático explicativo para exploração prévia em sala de aula sobre o evento em questão envolvendo o conhecimento da música de concerto.
“O evento foi realmente um espetáculo, uma experiência que marcará a vida de cada criança. O ponto alto foi o repertório musical apresentado pela orquestra, encantando a todos e fazendo muitos olhinhos brilharem de encantamento”, relatou a professora Fabiana Furlanetto, docente da Emef Nivando Mariano.
A programação fez parte do projeto musical ‘Estações Vivace: em cada parada uma experiência musical’, idealizado e gerenciado pela Associação Filarmônica de Marília e aprovado pelo Ministério da Cultura. Até hoje, serão propiciados gratuitamente à população concertos solo e sinfônico, oficinas instrumentais e masterclass de violão com o renomado instrumentista Fábio Zanon.
Cidade obteve 145 dos 150 pontos possíveis e figura entre os melhores desempenhos do Estado…
Empresa afirma que ganhos oferecidos estão acima da média praticada no setor (Foto: Gracy Santos/Marília…
A matrícula de médicos selecionados em programas de Residência Médica (PRM) deverá ser feita diretamente pela…
A produção de grãos no Brasil tem previsão de alcançar 353,4 milhões de toneladas na…
Hangar utilizado pelo Aeroclube está incluso no plano de expansão do terminal de passageiros da…
Danilo da Saúde com formandos no curso oferecido pelo Ministério da Saúde e autoridades presentes…
This website uses cookies.