Vinholi em visita a Marília; prefeito Daniel afirmou que Estado não vai irá avaliar região amanhã (Foto: Arquivo)
O secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, anunciou que a região de Marília só terá a chance ser reclassificada no Plano São Paulo na sexta-feira da semana que vem, dia 10 de julho, o que significa que uma nova avaliação vem 21 dias após o rebaixamento da regional para a ‘fase 1 – vermelha’.
A informação foi dada ao Marília Notícia pelo prefeito Daniel Alonso (PSDB), que se reuniu com Vinholi por videoconferência na manhã desta quinta-feira (2).
A decisão de não submeter a região a uma nova reavaliação nesta sexta-feira (3), no entanto, descumpre o próprio Plano São Paulo.
“Uma região só poderá passar a um maior relaxamento após 14 dias da mudança de fase, mantendo os indicadores de saúde estáveis por um período completo de incubação”, diz o Plano.
A região de Marília foi rebaixada para a fase mais rígida do Plano no dia 19 de junho, duas semanas atrás. Em tese, deveria passar por uma nova reavaliação agora. Mas ninguém tem certeza de nada.
A verdade é que nem mesmo as próprias secretarias estaduais se entendem e parte dos assessores ouvidos pela reportagem, principalmente da Secretaria de Desenvolvimento Regional, se recusa a dar respostas diretas e claras.
Questão
A pergunta feita pela reportagem é se a região de Marília pode ser reclassificada amanhã, caso tenha índices para isso, ou de fato só poderia passar para outra fase a partir da semana que vem, como disse o prefeito Daniel ter ouvido de Marco Vinholi.
Em ligação gravada pelo MN a assessoria de imprensa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, garantiu que sim, Marília pode ser reclassificada agora, dia 3 de julho.
A resposta contraria o que o secretário da outra pasta, a de Desenvolvimento Regional, teria dito ao prefeito de Marília.
Já na pasta da Saúde do Estado, os assessores regionais sequer souberam dar qualquer resposta e pediram para a reportagem procurar as outras secretarias.
Falta de transparência
A equipe de Marco Vinholi, ao invés de esclarecer a questão objetiva colocada pelo site, preferiu enviar uma resposta com informações dúbias, que jogam mais dúvidas sobre a questão.
“A requalificação para uma fase mais restritiva será feita semanalmente, caso a região tenha piora nos índices. Para que haja uma progressão a uma fase com menos restrições e mais aberturas, serão necessárias duas semanas de melhoras nos índices”, afirma nota do Desenvolvimento Regional.
“Marília regrediu para a fase vermelha no dia 19 de junho e se manteve nessa fase no dia 26. Amanhã, 3 de julho, será realizada a 5ª atualização do painel do Plano São Paulo”, termina o texto inconclusivo sobre a questão colocada pelo MN.
A reportagem também apontou uma possível contradição na resposta com o que está previsto no Plano. Se Marília já estava na ‘fase vermelha’, não deveria ter sido reavaliada no dia 26, uma semana após retroagir – a não ser que fosse para voltar a uma etapa mais rígida.
Acontece que a região já estava na fase mais rigorosa. Assim, a reavaliação deveria acontecer somente agora, dia 3 de junho.
Sem dar uma resposta concreta, a equipe de Marco Vinholi orientou a reportagem aguardar até o anúncio oficial do governador João Doria (PSDB).
Os jornalistas do site tentaram contato com o secretário diversas vezes, mas ele não retornou. Seus assessores avisaram que ele não atenderia.
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.