Categories: Brasil e Mundo

Estado Islâmico assume autoria de atentados

O presidente francês, François Hollande, decretou luto nacional de três dias devido aos atentados que mataram mais de 127 pessoas na noite dessa sexta-feira (13) em Paris.

Hollande também convocou o Congresso Nacional para que discuta a questão, em sessão extraordinária na próxima segunda-feira (16) .

Em um discurso de dez minutos hoje (14) pela manhã no Palácio do Eliseu, sede do governo francês, Hollande atribuiu a autoria dos atentados ao Estado Islâmico (EI).

Além disso, Hollande afirmou que os ataques foram organizados “no exterior da França” e que contaram com “cúmplices no interior” do país.

Ao menos 127 pessoas foram mortas na série de ataques em Paris, sendo 70 na casa de shows Bataclan. É o pior ataque à França na história recente.

O chefe de polícia de Paris, Michel Cadot, afirmou que, quando a polícia invadiu o local, quatro terroristas se suicidaram, detonando explosivos que três deles tinham em seus cintos. Ele afirmou ainda, segundo o jornal britânico “The Guardian”, que antes de entrar no local os homens dispararam tiros de metralhadoras em cafés que ficam do lado de fora do Bataclan.

EI assume autoria

O EI se pronunciou minutos depois que o presidente francês, François Hollande, atribuiu a responsabilidade pelos ataques ao grupo.

O grupo publicou neste sábado (14) um comunicado em que assumiu a autoria da série de atentados. No comunicado, o grupo jihadista diz que a França é o “principal alvo” do grupo.

A nota do EI afirma que a localização dos ataques foi cuidadosamente estudada e que foram empregados oito “combatentes” vestindo coletes suicidas e levando armas automáticas.

“Alá (…) lançou o terror contra seu coração”, diz a grupo, que chama Paris de “a capital da abominação e da perversão”.”Paris tremeu sob seus pés [dos terroristas].”

A nota termina com um alerta de que “este não é nada mais do que o começo de uma tempestade e uma advertência para aqueles que queiram meditar e tirar suas conclusões”.

Marília Notícia

Recent Posts

Mulher dada como morta após atropelamento recebe alta em Bauru

Fernanda Policarpo foi declarada morta pelo Samu e deixada na pista para ter corpo recolhido…

7 horas ago

Percentual de famílias com dívidas cresce, mas inadimplência cai

O indicador que mede o percentual de famílias brasileiras que têm dívidas como cartão de crédito…

11 horas ago

Bolsonaro não precisa ir para hospital, mas de melhor cuidado, diz PF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta sexta-feira (6) a…

11 horas ago

Trump posta vídeo racista com casal Obama como macacos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Foto: Arquivo/MN) O presidente dos Estados Unidos (EUA),…

11 horas ago

Júri condena seis por assassinatos em bar da zona sul de Marília

Manoel e Carla foram as vítimas mortas em bar na zona sul (Foto: Redes Sociais)…

11 horas ago

Prefeitura suspende servidor acusado de agredir criança na rede municipal

A Prefeitura de Marília suspendeu por 90 dias um servidor público acusado de ter agredido…

12 horas ago

This website uses cookies.