Marília

Epidemia da dengue superlota UPA norte e PA sul em Marília

UPA norte fica na rua João Caliman, 110, no bairro Santa Antonieta (Foto: Divulgação)

A epidemia da dengue tem superlotado o Pronto Atendimento (PA) da zona sul e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região norte em Marília. Conforme a Associação Beneficente Hospital Universitário (ABHU), gestora dos dois serviços de saúde, houve um aumento significativo de pacientes com sintomas da doença nos últimos dias.

De acordo com a assessoria da ABHU, até a tarde desta quarta-feira (14), haviam 60 fichas no PA sul e outras 47 na UPA norte, que aguardavam atendimento médico. Não houve registro de casos de Covid neste intervalo.

“Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros profissionais que atuam nessas unidades passaram por capacitação visando atender os pacientes com sintomas de dengue. No último dia 7 foi realizado um trabalho com técnicos do Departamento Regional de Saúde (DRS) e, nos dias 8 e 9, as orientações foram passadas por agentes da Secretaria Municipal da Saúde”, detalhou em nota.

Segundo o diretor da ABHU, João Paulo Bermudes, a capacitação tem o objetivo de preparar a equipe para a recepção dos pacientes com dengue que estiverem em situação de urgência e emergência. “Definimos os protocolos, a forma de atendimento e os procedimentos que as equipes vão adotar, para acolher de forma eficiente os pacientes”, disse.

Para evitar longas esperas, Bermudes ressalta que a preocupação é continuar oferecendo um atendimento de excelência, dentro dos protocolos do Ministério da Saúde e conforme a necessidade dos pacientes que procuram as unidades. “Nós sempre tivemos a preocupação de garantir um atendimento humanizado, de acordo com a prioridade de cada um e de forma a garantir o bem estar da população”, garantiu.

Entre 1º de janeiro e 13 de fevereiro deste ano, Marília teve dois óbitos de dengue confirmados. A Prefeitura de Marília decretou estado de emergência e está adotando protocolos para o acolhimento dos pacientes nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades Saúde da Família (USFs).

“Tudo está sendo alinhado para que o município consiga enfrentar o que está por vir. Vai ser preciso um trabalho conjunto e bem organizado, para atender as pessoas que precisarem dos serviços públicos”, concluiu Bermudes.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Gustavo César

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

5 horas ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

5 horas ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

5 horas ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

5 horas ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

13 horas ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

22 horas ago

This website uses cookies.