Polícia

Empresário tem teste de sanidade mental agendado

Local do crime (Foto: Daniela Casale/Arquivo MN)

O Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc), de Presidente Prudente (distante 177 quilômetros), agendou para o dia 9 de dezembro, às 15h30, o exame para atestar o grau de sanidade mental do empresário do setor da alimentação Francis Vinícius Bez Angonesse, de 31 anos, que é acusado de trocar tiros com dois policiais na madrugada de 30 de setembro.

A Justiça havia determinado que fosse instaurado o incidente de insanidade mental de Francis para que seja apurado sua capacidade psiquiátrica, com base nos apontamentos feitos pela defesa do empresário. O acusado segue preso preventivamente.

RELEMBRE

Segundo a denúncia do promotor Rafael Abujamra, no dia do ocorrido, por volta das 4h, na rua Monteiro Lobato, Francis tentou matar os policiais militares João Fernando Silva e Marcos Antônio da Silva.

Consta que, no mesmo local, momentos antes, o empresário disparou tiros em área habitada e em direção à via pública.

Segundo o documento, Francis é tirador esportivo registrado e possuía em casa uma pistola calibre 9 mm e outra calibre .380, além de uma espingarda calibre 12, bem como várias munições e apetrechos para a recarga delas.

No dia dos fatos, o empresário estaria irritado por uma discussão anterior que teria tido com o vigilante, que atua na rua de sua residência. Após ingerir bebida alcoólica, Francis passou a efetuar disparos com a espingarda e uma de suas pistolas para o alto, de dentro de casa – inicialmente no jardim de inverno e posteriormente no quintal -, enquanto gritava “hoje eu mato ou eu morro”.

De acordo com o MP, a Polícia Militar foi acionada para atender a ocorrência de disparo e, ao chegar ao endereço, os militares acionaram a campainha da residência.

O policial João Fernando dizia “guarda essa arma, sai para gente conversar, estamos aqui para te ajudar”.

Neste momento, o empresário teria ido até a garagem armado, onde falou “se eu for sair daqui é para matar ou para morrer” e novamente efetuou disparos com a espingarda calibre 12 em direção à via pública.

Os policiais teriam tentando fazer Francis se render. Mas ele abriu o portão, empunhando uma pistola 9 mm – equipada com mira laser -, dizendo que mataria a todos, momento em que passou a efetuar disparos contra as vítimas que, mesmo abrigadas atrás de postes, acabaram alvejadas.

O sargento João Fernando foi atingido quatro vezes – coxa esquerda, pé esquerdo, braço esquerdo e costas – e o cabo Marcos por duas vezes – coxa e perna esquerdas.

Os fatos fizeram com que outros policiais, que também atendiam a ocorrência, revidassem e atingissem o empresário, que acabou contido.

O MP denunciou Francis pelo crime de dupla tentativa de homicídio com as qualificadoras de assegurar a execução, a ocultação, a impunidade ou vantagem de outro crime; e contra autoridade ou agente descrito nos artigos 142 e 144 da Constituição Federal, integrantes do sistema prisional e da Força Nacional de Segurança Pública, no exercício da função ou em decorrência dela.

“Ante o exposto, denuncio a Vossa Excelência Francis Vinícius Bez Angonesse como incurso no art. 121, §2º, V e VII, c.c. art. 14, II, (por 02 vezes), do Código Penal, e art. 15 da Lei 10.826/03, tudo na forma do art. 69 e art. 61, II, “j”, ambos do primeiro Código, e requeiro que, recebida e autuada esta, se instaure o pertinente processo penal, em conformidade com o disposto nos artigos 406 e ss., do Código de Processo Penal, citando-se o denunciado para interrogatório e acompanhamento dos demais atos procedimentais, sob pena de revelia, ouvindo-se no decorrer da instrução as testemunhas do rol a seguir apresentado e prosseguindo-se o feito, com a pronúncia do réu e sua submissão a julgamento pelo Egrégio Tribunal do Júri desta Comarca até final condenação”.

Daniela Casale

Recent Posts

SIG flagra suspeito durante queima de fios de cobre perto de escola em Marília

Material era queimado para separação de metal, visando a venda (Foto: Divulgação/Polícia Civil) A Polícia…

11 minutos ago

Projeto veta nomeação em cargos públicos a condenados por violência doméstica

Proposta de vedação à nomeação de condenados por agressão doméstica segue para análise de comissões…

1 hora ago

Dise prende jovem por tráfico e apreende quase 800 porções de drogas na zona norte

Drogas, em variedades, e dinheiro encontrado com suspeito perto da Vila Barros (Foto: Divulgação/Dise) A…

2 horas ago

Homem faz ‘barbeiragem’ com moto furtada em rodovia e acaba preso pela PM

Um homem foi preso em flagrante na manhã desta terça-feira (3), na zona oeste de…

2 horas ago

Polícia Militar apreende moto sem placas e sem numeração na zona oeste

Moto sem placas, conduzida por homem sem capacete, sequer tinha etiqueta de segurança (Foto: Divulgação)…

2 horas ago

Após empate sem gols no Abreuzão, MAC pega a Itapirense fora de casa

O Marília Atlético Clube (MAC) entra em campo na noite desta quarta-feira (4) para mais…

2 horas ago

This website uses cookies.