Marília

Emdurb estuda contratação de profissionais de engenharia de trânsito via concurso público

Intervenções são realizadas no trânsito (Foto: Divulgação)

Em nota distribuída à imprensa, a Empresa Municipal de Mobilidade Urbana (Emdurb) de Marília afirma que estuda a contratação de mais profissionais especializados para compor o quadro de funcionários no setor de Engenharia de Trânsito. A contratação deve acontecer via concurso público.

De acordo com o texto, a demanda de trabalho extrapola muito a quantidade de funcionários e é constante a necessidade de implantação e modernização do sistema viário, além da preocupação com a segurança no trânsito.

“O trânsito é um sistema muito dinâmico, principalmente porque a frota de Marília é realmente bem elevada para o padrão viário da cidade. Além disso, são ruas antigas e estreitas”, afirma o responsável pelo setor, o engenheiro Rogério Antônio Alves, no documento.
 
No texto, o profissional cita as intervenções realizadas no final da avenida Castro Alves (pontilhão do bairro Castelo Branco), no cruzamento da avenida da Saudade com a rua Marina Góes e na rua Nossa Senhora da Aparecida (junto ao Cemitério da Saudade) como exemplos bons de aumento da segurança viária e do fluxo de veículos.
 
Nesses locais, a Emdurb reitera que foram readaptadas e eliminadas rotatórias e conversões de risco, com implantação de sistemas semafóricos de dois tempos.

Alves pontua também a implantação de novos sentidos de direção em diversas ruas da zona Leste (demandando ao centro da cidade) e outras regiões. São vias que se tornaram preferenciais e tiveram aumento no fluxo de veículos.

Profissional atua na Empresa Municipal de Mobilidade Urbana de Marília (Foto: Divulgação)

ESTACIONAMENTO

Além da contratação de novos profissionais, a empresa mista afirma ainda que há estudos ainda para a implantação de estacionamento em apenas um lado em algumas ruas do Centro para colaborar com a fluidez do tráfego.

“São muitas demandas, estudos e levantamentos técnicos. O trabalho não para. São análises e execuções relevantes que são feitas continuamente, sempre pensando em aumentar cada vez mais a segurança para todos os envolvidos no trânsito”, diz o engenheiro de trânsito na nota. 

DEMANDA

Segundo a Emdurb, cerca de 190 mil veículos transitam pelo sistema viário de Marília e isso exige um eficiente trabalho de apoio e organização.

O engenheiro de trânsito explica que o tripé engenharia, educação e fiscalização norteiam os trabalhos. “Esses três fatores são essenciais para o bom funcionamento do sistema viário”, afirma.

De acordo com a empresa, todas as demandas e sugestões são direcionadas ao setor de Engenharia de Trânsito, que analisa cada caso de forma técnica, com acompanhamento nos locais indicados.
 
São solicitadas, por exemplo, instalações de conjuntos semafóricos e implantação de lombofaixas (faixas elevadas) para redução de velocidade dos veículos. “Após avaliação e estudos técnicos, confirmada a necessidade, damos sequência ao encaminhamento para efetivação dos pedidos”, explica Alves, que atua com apoio de dois estagiários do curso de Engenharia no setor.

Equipe do setor de Engenharia de Trânsito da Emdurb (Foto: Divulgação)

TRABALHO

O prefeito Daniel Alonso (sem partido) considera de extrema importância o trabalho do departamento. “Marília é uma cidade que não para de crescer em todos os sentidos e no trânsito não é diferente. E isso exige realmente um trabalho constante de adaptações e melhorias no sistema, o que de fato vem sendo executado”, destaca.
 
O presidente da Emdurb, Valdeci Fogaça de Oliveira, diz que a Engenharia de Trânsito é fundamental para planejamento, inovações e melhorias no sistema viário de Marília, com soluções eficientes, fluxo correto e maior segurança.

“O departamento atua integrado com outros setores da Emdurb, todos promovendo ações práticas de educação e disciplina no trânsito, além da implantação de novos conjuntos semafóricos digitais, lombofaixas, controladores de velocidade e outros dispositivos que trazem impactos importantes na redução de acidentes e ajudando a salvar vidas”, conclui Fogaça.

Marília Notícia

Recent Posts

Quintana conquista selo ouro do MEC por políticas de alfabetização

Cidade obteve 145 dos 150 pontos possíveis e figura entre os melhores desempenhos do Estado…

9 horas ago

Hadassa Viagens anuncia abertura de 10 vagas para vendedores com contratação imediata

Empresa afirma que ganhos oferecidos estão acima da média praticada no setor (Foto: Gracy Santos/Marília…

10 horas ago

MEC define calendário nacional de matrícula na residência médica

A matrícula de médicos selecionados em programas de Residência Médica (PRM) deverá ser feita diretamente pela…

11 horas ago

Produção de grãos no Brasil pode chegar a 353,4 milhões de toneladas

A produção de grãos no Brasil tem previsão de alcançar 353,4 milhões de toneladas na…

11 horas ago

Aeroclube nega que perícia impeça obras no aeroporto de Marília

Hangar utilizado pelo Aeroclube está incluso no plano de expansão do terminal de passageiros da…

11 horas ago

Ministério da Saúde destaca atuação de vereador de Marília em evento na Capital

Danilo da Saúde com formandos no curso oferecido pelo Ministério da Saúde e autoridades presentes…

12 horas ago

This website uses cookies.