Colunas

Dormir bem não precisa ser um sonho; confira dicas práticas que podem ajudar

Robson Silva é preparador físico, sócio-proprietário da CrossFit Marília (Foto: Divulgação)

Se você dorme mal, vou te ajudar. Mas sem aquele papo de largar celular 2h antes, diminuir uso telas, etc. Isso você já sabe, todo mundo já sabe. O que você não sabe ainda é que dormir bem não precisa ser um sonho!

Chamei o Douglas, que é gerente institucional na ResMed, empresa líder global em saúde, especialmente em soluções que ajudam as pessoas a dormirem melhor, para falar com propriedade sobre o assunto.

Se liga:

A sensação constante de sonolência diurna e irritabilidade pela manhã, que seguem ao longo do dia, podem ser sinal de que algo não está indo bem na sua noite de sono. Claro, pais e mães de crianças pequenas já têm nome e sobrenome para a causa do sono fragmentado. E é sempre bom lembrar que essa fase vai passar.

Mas para quem não tem ideia da causa e nem por onde começar para conseguir dormir melhor, aqui vão algumas reflexões:

  1. A cama é lugar de dormir, e claro, algumas outras coisas mais. Tirando isto, não precisa ir para cama e ficar rolando nela até o “sono vir”. Às vezes ele não virá. Ou você se senta para almoçar sem fome e espera a fome vir? O sono é igual.
  2. Para o sono vir, procure criar uma rotina de exercício físico e alimentação adequada. Corpo cansado e bem alimentado está pronto para descansar.
  3. Mas e a mente? Como estão seus pensamentos antes de dormir? Se estiverem a mil, pare um pouco, procure fazer uma meditação ou exercícios respiratórios. Se puder, escreva em um caderno ou bloco de papel como foi seu dia, o que aprendeu e pelo quê sente gratidão no dia. É um “elixir” pro descanso.

E claro, fica à vontade para juntar isso com sua rotina de autocuidado, um banho relaxante, um pijama confortável e passar tempo de qualidade com seu pet ou pessoas queridas. Evitar cafeína e álcool próximo da hora de dormir também vai ajudar.

Mas isso não é tudo: existem mais de 80 distúrbios relacionados ao sono. A insônia ou a Apneia Obstrutiva do Sono são os mais prevalentes, afetando até 32% da população brasileira. Então fique atento: dificuldade para pegar no sono constantemente, ronco constante, despertares noturnos com engasgo podem ser sinais e sintomas de algo mais sério.

Uma recente pesquisa realizada pela ResMed identificou que os principais motivos que perturbam o sono são o estresse relacionado ao trabalho e pressões financeiras.

Procure um médico(a). Dormir bem é uma das atividades mais essenciais da nossa vida e não sei vocês, mas eu gosto muito disso!  

Obs.: É importante deixar claro que essa é uma opinião que não propriamente representa a maneira de pensar da equipe ResMed.

Douglas é gerente institucional na ResMed (Foto: Divulgação)
Robson Silva

Campeão brasileiro de CrossFit e sócio da CrossFit Marília.

Recent Posts

Com gols de Lucas Lima, MAC bate a Itapirense fora de casa

MAC conquistou grande vitória com dois gols de Lucas Lima (Foto: Marcos Bezerra) O Marília…

37 minutos ago

Operação policial cumpre mandados e prende três por tráfico em Álvaro de Carvalho

Operação apreendeu drogas e fez três flagrantes por tráfico de drogas (Foto: Divulgação) Uma operação…

5 horas ago

Três Poderes lançam pacto para enfrentamento ao feminicídio no Brasil

O governo federal, o Congresso Nacional e o Poder Judiciário lançam nesta quarta-feira (4) o…

8 horas ago

Consulta ao Abono Salarial estará disponível a partir de amanhã

Trabalhadores poderão consultar, a partir desta quinta-feira (5), se têm direito ao Abono Salarial em…

8 horas ago

Brasil deve ter 781 mil novos casos de câncer por ano até 2028

Mulheres têm maior incidência de câncer na mama, cólon e reto, segundo estimativa nacional (Foto:…

8 horas ago

Homem invade casa, ameaça tatuador, é contido pela vítima e acaba preso pela PM

Recuperação dos objetos foi possível devido a reação da vítima e chegada rápida dos PMs…

8 horas ago

This website uses cookies.