+ Notícias

DHS de Pompeia firma parceria com Unesp para fortalecer saúde mental no SUS

Cooperação foi oficializada em reunião com profissionais da área (Foto: Divulgação)

O Departamento de Higiene e Saúde (DHS) de Pompeia firmou parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Assis, para qualificar a Rede de Atenção Psicossocial (Raps) do município e aprimorar o cuidado em saúde mental oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A cooperação foi oficializada em reunião realizada recentemente com profissionais da área.

Segundo o DHS, a parceria tem como objetivo revisar e fortalecer os processos de trabalho da rede municipal, com foco em práticas de cuidado mais humanizadas, resolutivas e alinhadas às diretrizes da política nacional de saúde mental.

O encontro contou com a participação do professor doutor Silvio Yasui, docente do curso de Psicologia da Unesp de Assis e referência nacional em Saúde Coletiva e Reforma Psiquiátrica. Durante a reunião, foram discutidas metodologias e estratégias para aprimorar a abordagem clínica e os fluxos de atendimento aos usuários da rede.

De acordo com o DHS, a proposta é estabelecer atendimentos mais eficazes, com ênfase na autonomia dos pacientes, no cuidado em liberdade e na reintegração social, princípios previstos na Lei nº 10.216/2001, que trata da Reforma Psiquiátrica.

O prefeito de Pompeia, Diogo Ceschim (Podemos), afirmou que a parceria representa um avanço nas políticas públicas do setor no município. “Cuidar da saúde mental da nossa população é uma prioridade da nossa gestão. Essa parceria com a Unesp de Assis representa um avanço importante para Pompeia, porque une o conhecimento científico da universidade com a realidade e a experiência dos profissionais que atuam diariamente no SUS. Investir na qualificação da Rede de Atenção Psicossocial é garantir um atendimento mais humano, mais eficaz e cada vez mais próximo das necessidades das pessoas. Nosso compromisso é fortalecer políticas públicas que promovam dignidade, acolhimento e cuidado integral para quem mais precisa”, declarou.

Ainda segundo o departamento, a cooperação técnica com a universidade deve contribuir para a reorientação das práticas de cuidado em saúde mental no município, integrando a experiência cotidiana dos serviços do SUS com o suporte acadêmico e científico da Unesp.

Atualmente, a Rede de Atenção Psicossocial organiza o atendimento em saúde mental desde a Atenção Básica até os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), além dos serviços de urgência e emergência. Com o apoio da Unesp de Assis, o DHS informou que a expectativa é consolidar Pompeia como referência regional em cuidado em saúde mental humanizado e integral.

Marília Notícia

Recent Posts

Prazo para retirada de guias de castração termina nesta sexta-feira em Tupã

Termina nesta sexta-feira (19) o prazo para emissão de guias de castração de cães e…

33 minutos ago

Lei garante pró-labore a policiais civis que atuarem no reforço da segurança em Tupã

Medida foi sancionada pelo prefeito Renan Pontelli (Foto: Divulgação) Os policiais civis que atuarem em…

33 minutos ago

Pompeia conquista 3º lugar em ranking estadual de boas práticas na educação

Premiação foi realizada no último dia 12, em São Paulo (Foto: Divulgação) Pompeia conquistou o…

33 minutos ago

Noite da Viola acontece neste sábado no auditório municipal Octávio Lignelli

A Prefeitura de Marília realiza neste sábado (20) mais uma edição do evento Noite da…

33 minutos ago

El Niño afeta ecossistema marinho no Oceano Atlântico, diz estudo

Fenômeno acoplado nasce de variações da pressão e das circulações oceânicas e atmosféricas (Foto: Divulgação)…

16 horas ago

Secretário-executivo do Ministério da Previdência tem prisão decretada

O secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, Adroaldo Portal, teve a prisão preventiva decretada e…

16 horas ago

This website uses cookies.