Encerrado o ano legislativo com a realização da última sessão ordinária da atual legislatura na Câmara Municipal de Marília, na última segunda-feira (9), os bastidores políticos seguem em atividade de olho no início do próximo mandato.
Além da posse dos 17 vereadores, a sessão de 1º de janeiro de 2025 terá a eleição do novo presidente do Legislativo para o biênio 2025-2028 com sua Mesa Diretora – 1º e 2º vice-presidentes e de 1º ao 4º secretário. A votação é aberta.
Reeleito para o terceiro mandato consecutivo, o vereador Danilo da Saúde (PSDB) já desponta como principal candidato ao cargo, com apoio do deputado estadual e prefeito eleito, Vinicius Camarinha (PSDB).
Servidor de carreira lotado na Divisão de Zoonoses, Danilo foi assessor especial da Secretaria Municipal da Saúde entre agosto de 2013 e junho de 2016 durante o primeiro mandato de prefeito de Vinicius em Marília.
Nas eleições de outubro, o vereador foi figura frequente ao lado de Camarinha durante toda a campanha. Homem de confiança do prefeito eleito, Danilo da Saúde (PSDB) tem perfil conciliador e de discrição no trato com seus pares.
O vereador ainda é réu em processo da Justiça Federal por suposto superfaturamento na compra de tablets para a Saúde em 2016, época em que era secretário da pasta. Ele foi absolvido da acusação de improbidade administrativa pela corregedoria do município, em 2023.
DISPUTA
Danilo da Saúde (PSDB) é um dos 12 vereadores eleitos por partidos que compuseram a coligação partidária à candidatura de Vinicius ao Executivo. Entre eles, surgiu um pretenso concorrente à presidência do Legislativo.
É Luiz Eduardo Nardi (Cidadania), que chegará ao quinto mandato na Câmara Municipal com a bagagem de duas passagens pela presidência da casa – a segunda, no biênio 2013-2014, na primeira metade do governo Vinicius.
Experiente e respeitado, Nardi é próximo há décadas de outro Camarinha, o ex-prefeito e ex-deputado estadual e federal Abelardo, pai de Vinicius, que agora pretende compor seu próprio grupo político na segunda gestão de seu filho como prefeito.
A escolha por Danilo reflete a estratégia de Vinicius em consolidar o controle sobre o Legislativo, especialmente com a eleição de sua madrasta, Fabiana Camarinha (Podemos), que, na prática, será a voz do pai na arena ainda maior de vereadores na próxima legislatura.
Procurado, Danilo da Saúde (PSDB) preferiu não comentar sobre sua eventual candidatura. Nardi, por sua vez, apenas sorriu. O Marília Notícia apurou que não haveria espaço para uma terceira via para um futuro Legislativo ainda mais governista que o atual.
Faça parte de nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!
Profissionais de saúde se mobilizam em 188 hospitais (Foto: Agência Brasil) O Ministério da Saúde…
Mesa Diretora do Legislativo mariliense; última sessão ordinária do ano terá 13 projetos na Ordem…
Uma idosa de 74 anos perdeu todas as “economias de uma vida”, estimadas em cerca…
Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Foto: Agência Brasil) O presidente da Câmara dos…
Cerca de 70% das crianças de baixa renda inscritas no CadÚnico estão fora da creche…
Acesso é restrito em algumas comunidades da cidade (Foto: Marília Notícia) O Instituto Brasileiro de…
This website uses cookies.