+ Notícias

Danilo da Saúde quer campanha para incentivar destinação do IR para entidades

Presidente da Câmara de Marília, o vereador Danilo da Saúde (Foto: Divulgação)

O presidente da Câmara de Marília, o vereador Danilo da Saúde (PSDB), solicita, por meio de requerimento, informações sobre a possibilidade de o município desenvolver campanhas educativas que incentivem a destinação de parte do imposto devido diretamente na declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) a entidades sociais e hospitais filantrópicos e beneficentes, por exemplo. Esses recursos são importantes para o atendimento de crianças, adolescentes e idosos do município.

“A ideia é que essa campanha publicitária e educativa estimule a sociedade mariliense a realizar a doação de parte do Imposto de Renda a ser declarado este ano a hospitais, entidades sociais e ONGs [Organizações Não Governamentais] que atendem a população da nossa cidade. Importante destacar que grande parcela das pessoas não tem o conhecimento dessa opção, por isso mostrar como a doação pode ser feita é fundamental para que o recurso chegue na ponta e atenda às necessidades da nossa população e das instituições, que têm enfrentado graves crises financeiras para manter os serviços”, destaca o presidente do Legislativo.

Este ano, o prazo de entrega da declaração do IRPF já teve início e se encerra no dia 30 de maio. A Receita Federal aguarda 46,2 milhões de declarações e o contribuinte tem a oportunidade de destinar até 6% do imposto devido ou da restituição, limitado a 3% para cada tipo de ação social. No caso de projetos esportivos ou paradesportivos, o limite é um pouco maior. “É muito importante que o Poder Executivo estimule e promova a orientação e ampla divulgação desta informação para que as instituições possam manter o atendimento aos que mais precisam. Não podemos permitir que essa oportunidade de ajuda, de apoio esbarre na falta de conhecimento”, conclui Danilo da Saúde.

Ao todo, cinco tipos de ações podem receber doações na declaração do Imposto de Renda, sendo fundos vinculados ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), ao Estatuto do Idoso, Programa Nacional de Apoio à Cultura, projetos de incentivo ao esporte e à atividade audiovisual.

O requerimento vai à votação na próxima sessão ordinária do Legislativo mariliense, que ocorre no dia 24, a partir das 17h.

Marcelo Moriyama

Recent Posts

Executivo propõe nova sede ao Aeroclube e tenta revogar lei do tombamento

Aeroclube de Marília; área é alvo de imbróglio na Justiça (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) A…

3 minutos ago

Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília

Um homem de 37 anos morreu após ser baleado por policiais militares na madrugada desta…

2 horas ago

Prefeitura abre processo seletivo para contratação de 100 professores

Inscrições são gratuitas e seguem até 18 de dezembro (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Marília…

2 horas ago

Parceria entre Unimar e Prefeitura leva IA à formação de professores

Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…

6 horas ago

Atletas de Marília são eleitas entre as melhores do handebol paulista em 2025

Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…

6 horas ago

Mostra 2025 do projeto Teatro da Cidade terá seis dias de espetáculos em Marília

Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…

6 horas ago

This website uses cookies.