A deputada estadual Dani Alonso (PL), com apoio do deputado federal Capitão Augusto (PL), votou na última quarta-feira (17) pela aprovação do projeto de lei que libera motos, motonetas e ciclomotores de até 180 cilindradas de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) a partir de 2026.
Segundo o governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos), autor da proposta, cerca de 80% da frota com duas rodas deve ser alcançada pela isenção. Em Marília, isso representa algo em torno de 42 mil veículos e, em todo o Estado de São Paulo, aproximadamente 4,3 milhões serão beneficiados.
“Votei sim e aprovamos o projeto que garante IPVA zero para motos de até 180 cilindradas, porque sei que por trás de cada motociclista existe uma família que depende desse trabalho para viver”, afirmou a deputada estadual.
“São ubers, entregadores de delivery, trabalhadores autônomos e profissionais que enfrentam o Sol, a chuva, o trânsito e os perigos das ruas todos os dias para levar sustento para casa e servir as pessoas em suas residências, comércios e apartamentos”, completou Dani Alonso.
Para Capitão Augusto, na prática, a medida vai levar alívio ao orçamento familiar, além de respeito ao trabalhador e justiça “para quem movimenta a economia com esforço e coragem”. “Política pública de verdade é aquela que chega na ponta e melhora a vida de quem mais precisa”, apontou o deputado federal.
O posicionamento dos deputados é parecido com o do autor do projeto de lei, governador Tarcísio de Freitas. “Estamos promovendo um alívio real no orçamento de milhões de famílias paulistas. A moto é, para muitos trabalhadores, uma ferramenta de sustento e de mobilidade”, declarou o chefe do Executivo Paulista.
“Com esse projeto que pode isentar até 80% da frota do IPVA” continuou o governador, “o Estado reconhece essa realidade e atua com responsabilidade social e fiscal. Fica meu agradecimento aos parlamentares pela sensibilidade e aprovação deste projeto”, agradeceu Tarcísio.
O texto altera a Lei nº 13.296/2008, que regulamenta o IPVA no Estado. Com a aprovação da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o projeto agora segue para a sanção do governador. O projeto considera o papel social e econômico das motocicletas no Estado e foi planejado com base nas projeções fiscais, na atualização da Tabela Fipe para 2026, além de atender à Lei de Responsabilidade Fiscal.
Um homem de 30 anos foi encontrado morto na madrugada desta segunda-feira (22). O caso…
Pelo segundo ano consecutivo, o nome Helena é o mais registrado no país. Em 2025,…
A arrecadação da União com impostos e outras receitas teve recorde para o mês de…
A Prefeitura de Pompeia prorrogou a vigência do Plano Municipal de Educação (PME) até 31…
Cantor Paulo Ricardo volta a Quintana no próximo sábado (Foto: Divulgação) Pelo segundo ano consecutivo,…
Apesar de não haver vagas para papais noéis, há dezenas de oportunidades de trabalho para…
This website uses cookies.