Tanque com a água já limpa
O Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem) está adotando medidas para o reaproveitamento da água utilizada nos tanques de decantação da ETA do Rio do Peixe. Com a medida, garante mais 8 milhões de litros de água que antes eram descartados no processo de limpeza.
De acordo com o diretor-executivo do Daem, João Carlos Polegato, na maioria das estações de tratamento de água existentes no país, ao fazer a limpeza dos decantadores (são tanques onde fica armazenada inicialmente a água captada de rios e represas), os referidos resíduos sólidos são descartados na natureza juntamente com a água, contrariando a legislação e com riscos ao meio ambiente.
“Resolvemos adotar uma ideia que era realizada em lagoas de tratamento de esgoto e passamos a utilizar os bags (grandes bolsas) para filtrar o lodo e reaproveitar toda a água após a limpeza dos tanques de decantação”, explica o diretor do DAEM.
COMO FUNCIONA
Cada tanque de decantação do sistema de tratamento (ETA) do rio do Peixe possui cinco metros de profundidade e tem capacidade para armazenar cerca de 4 milhões de litros de água.
“Antes, a limpeza dos tanques (ocorre a cada dois meses) era preciso esvaziar esses decantadores, suspendendo o sistema de tratamento de água por aproximadamente seis horas. Além disso, toda a água era descartada, principalmente em virtude do grande volume de lodo que se formava, mobilizando um bom número de funcionários para a realização deste trabalho”, comenta Polegato.
Os bags utilizados no processo de limpeza dos tanques de decantação possuem 17 metros de comprimento e quatro metros de largura. “Já estamos realizando estudos técnicos em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para um melhor aproveitamento do lodo que é produzido e que fica retido nestes bags”, finaliza Polegato.
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.