O prefeito Daniel Alonso (PL) protocolou na Câmara Municipal de Marília nesta segunda-feira (21) o projeto de lei que cria o Conselho Municipal de Saneamento Básico. A apresentação foi registrada no dia seguinte pelo Legislativo.
O envio da propositura ocorreu somente depois que a concessionária RIC Ambiental reajustou valores das tarifas de água e esgoto em contrariedade à legislação vigente que autorizou a concessão e estabeleceu regras para isso.
Segundo a Lei Complementar 938/2022, as revisões tarifárias “terão suas pautas definidas pelo órgão regulador e fiscalizador dos serviços, ouvidos o Conselho Municipal de Saneamento Básico e, mediante audiência e consultas públicas, os órgãos governamentais diretamente interessados, os usuários e os prestadores de serviços.”
O órgão regulador é a Agência Municipal de Água e Esgoto de Marília (Amae), que negou sua anuência ao reajuste apresentado pela RIC Ambiental em 13 de setembro, apenas quatro dias após início da concessão.
Apesar da lei, a Amae teve como única fonte de consulta sua própria procuradoria jurídica para negar o pedido da RIC Ambiental. A concessionária só poderia ter alterado a tarifa após um ano de operação, segundo a mesma legislação.
Segundo projeto de lei enviado somente agora pelo Executivo, uma das competências do conselho é “avaliar as propostas de fixação, revisão e reajuste tarifário dos serviços de saneamento básico”.
A matéria tramita em regime ordinário, cujos prazos para emenda e análise de comissões pode empurrar a votação para dezembro. Sem que o prefeito solicite urgência, a matéria pode acabar arquivada de ofício pelo final da atual legislatura.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!
Polícia Militar chega ao local e identifica 19 funcionários e um cliente reféns (Foto: Passando…
Dois homens armados invadiram uma casa na tarde desta quinta-feira (4), no bairro Maracá III,…
Um homem de 26 anos foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (4) após…
O prefeito de Marília, Vinicius Camarinha (PSDB), sancionou nesta sexta-feira (5) a lei que cria…
Aeroclube de Marília; área é alvo de imbróglio na Justiça (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) A…
Policiais, na manhã seguinte a morte, fazem levantamento in loco sobre ocorrência (Foto: Marília Notícia)…
This website uses cookies.