Marília

Saúde entra em alerta com nova aceleração da Covid

Aceleração na transmissão de Covid-19 foi detectada em Marília no início deste mês. A Secretaria Municipal da Saúde admite o aumento e informou “estado de alerta”. Principal preocupação é aumento nas internações, já que as novas cepas têm demostrado menor letalidade, porém, maior transmissibilidade.

O boletim epidemiológico da última terça-feira (3) – divulgado pela administração municipal – apontou total de 52.330 casos. Dois dias depois, nesta quinta-feira (5), novo informe já assinalou 52.447 casos da infecção, ou seja, 117 resultados positivos em um intervalo de 48h.

Antes, a velocidade da propagação estava menor. No período de 12 dias – entre os boletins anteriores –, a cidade havia totalizado 243 casos, média de 20 pessoas infectadas por dia.

Alta recente culminou na morte de dois pacientes que testaram positivo na mesma semana. A situação não acontecia desde o final de março. Ambas as vítimas do vírus tinham doenças crônicas já diagnosticadas.

ENDEMIA

Para o pesquisador Vitor Engrácia Valenti, docente da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Marília e doutor pela Universidade Federal de São Paulo (Uniefesp), a pandemia já está em transição para uma endemia. Nesta fase, a doença que tinha forte relação com os fluxos internacionais e diversidade de cepas “estaciona” e torna-se recorrente na própria região.

“A Covid vai causar surtos em alguns locais, em determinados períodos do ano. É um comportamento parecido com a dengue”, explica o cientista, que tem estudos nas áreas de fisiopatologia e estatística.

Valenti vê, entretanto, recente aumento nas internações, que já estiveram em patamares mais moderados nos meses de março e abril.

“Possivelmente, isso tem relação com sublinhagens da variante ômicron, BA.2, BA.4. Elas se transmitem mais e dificultam – ainda mais – o efeito protetor das vacinas”, alerta.

O secretário municipal da Saúde, Cassio Luiz Pinto Júnior, afirma que o acompanhamento da pasta é “constante”. O gestor reforça que os testes em sintomáticos continuam sendo feitos e destaca a importância da vacinação. “Estamos em alerta”, resume.

SUBVARIANTE XQ

Mesmo com a endemia, ameaças externas persistem. A Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo confirmou nesta quinta-feira (5) os dois primeiros casos de Covid-19 provocados pela subvariante XQ, combinação das sublinhagens BA 1.1 e BA.2. Até o momento, 49 casos já foram registrados na Inglaterra e país de Gales.

Os casos aconteceram no município de São Paulo e foram identificados pelo Instituto Butantan. Até o momento, o balanço da Vigilância Epidemiológica aponta mais de dez mil casos da variante Ômicron e suas sublinhagens.

A secretaria ainda informou que a Vigilância estadual, por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), monitora, acompanha e auxilia nas investigações, em tempo real de todas as Variantes de Preocupação (VOC = Variant Of Concern), tais como delta, alpha, beta, gamma e a ômicron.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Homem morre atropelado na Rodovia do Contorno em Marília

Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…

1 hora ago

Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…

7 horas ago

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

10 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

10 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

11 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

11 horas ago

This website uses cookies.