Marília

Conferência Municipal de Saúde é aberta neste sábado

(Arte: Divulgação)

A Prefeitura de Marília, através da Secretaria da Saúde, realiza neste sábado (17) a abertura da XI Conferência Municipal da Saúde, que esse ano será realizada de 17 a 31 de julho de 2021. Em razão da pandemia do coronavírus, o encontro será on-line e terá transmissão ao vivo pelo Facebook da Prefeitura.

A Conferência que este ano tem como tema “SUS: Saúde como direito, não mercadoria” é uma iniciativa do Conselho Municipal de Saúde (Comus) e da Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde.

A Conferência Municipal de Saúde é um evento em que a sociedade avalia a situação de saúde, elabora e prioriza propostas que serão diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis municipal, estadual e nacional.

De acordo com o cronograma, de 29/06 a 02/07 foi o período de recebimento das propostas. De 05 a 16 de julho em que ocorrerá a consolidação das propostas de acordo com os cinco eixos temáticos, que neste ano ficaram assim determinados: Saúde Mental; Atenção Especializada e Hospitalar; Atenção Primária; Financiamento e Gestão de SUS e Vigilância em Saúde.

As propostas da XI Conferência Municipal da Saúde serão observadas nas diretrizes do Plano Plurianual (PPA) e dos Planos Municipais, Estaduais e Nacional de Saúde.

No período em que estamos vivendo, marcado pela pandemia da Covid -19 e pelas necessárias medidas de distanciamento social, serão disponibilizadas formas de participação semipresencial e virtual, seguindo normas nacionais e internacionais de segurança sanitária e epidemiológica vigentes.

OBJETIVOS

A Conferência tem entre seus objetivos garantir a saúde como direito humano, reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do SUS, a sua universalidade, integralidade e equidade, com base em políticas que reduzam as desigualdades sociais e territoriais, fortalecendo a participação e o controle social em defesa do SUS.

Darcy Bueno da Silva, presidente do Comus (Conselho Municipal da Saúde), lembra que é o espaço e o momento de “confirmar o certo, consertar o errado e construir o novo”.

As Conferências de Saúde foram previstas pela primeira vez na Lei no 8.142 de 1990, que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do SUS e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde.

Site oficial: https://www.marilia.sp.gov.br/conferencia-saude.

Carolina Rolta

Recent Posts

Justiça condena Marçal a pagar indenização a Boulos por desinformação

Influenciador digital e ex-candidato a prefeito da capital paulista Pablo Marçal (Foto: Instagram) O influenciador…

11 horas ago

Defesa Civil alerta para risco de chuvas fortes no Estado de São Paulo

A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou alerta para risco de chuvas persistentes,…

12 horas ago

Governo libera mais R$ 4,6 bi para pagar saque-aniversário do FGTS

O governo federal libera, a partir desta segunda-feira (2), R$ 4,6 bilhões para pagamento da…

12 horas ago

Mulher é encontrada morta em residência; caso chama atenção para morte desassistida

Uma mulher de 58 anos foi encontrada morta dentro da casa onde morava, na rua…

12 horas ago

Ano letivo começa em escola com nove furtos nas férias e em unidade cívico-militar

Escola estadual Abel Augusto Fragata registrou nove furtos durante recesso escolar (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)…

12 horas ago

Prefeitura confirma exoneração de secretário Cesar Fiala nesta terça-feira

Secretário de Administração, Cesar Fiala, que deverá ser exonerado amanhã (Foto: Marília Notícia) A Prefeitura…

13 horas ago

This website uses cookies.