Marília

Falhas constantes no abastecimento de água irritam população

No Jardim Marajó, moradores precisaram encher galões no caminhão pipa (Foto: Arquivo Pessoal)

Do início de janeiro até agora, a Prefeitura de Marília já emitiu quatro avisos de manutenção na rede, com recomendação para economia de água. É mais de um comunicado por semana, uma vez que foram dois avisos na primeira semana, nos dias 2 e 4, e outros dois na semana passada, em 18 e 19 de janeiro.

De acordo com o Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem), logo no dia 1º de janeiro houve a queima de bomba do poço P4, que abastece a região do Palmital e bairros adjacentes. No dia 3, queimou a bomba do poço PG 05 (Cascata), que auxilia no abastecimento da região do Aeroporto e da zona Sul. Os avisos de manutenção foram emitidos nos dias seguintes.

Na terça-feira passada (17), o ocorreu um rompimento na adutora do Rio do Peixe, responsável pelo abastecimento de cerca de 50% da cidade – regiões central, Oeste e Norte. Na quinta-feira (19), a falta de energia teria paralisado novamente o sistema de produção e distribuição do Sistema Peixe.

Apesar da pronta manutenção, anunciada pela administração, é possível identificar que os problemas para a população vão além. Sem receber nenhum comunicado, os moradores de parte dos bairros Nova Marília e Jardim Marajó, na zona Sul, ficaram sem água de segunda-feira (16) até domingo (22).

“A água só voltou ontem [domingo]. Nós não recebemos nenhum aviso. Mandei um e-mail na página do Daem para perguntar o que estava acontecendo, entrei nas redes sociais para ver se tinha algum comunicado, mas nada. Achei que era só aqui no Marajó, mas minha amiga mora no bairro Nova Marília e estava na mesma situação, desde segunda sem água. Vi uma reportagem à respeito do Bandeirantes, mas lá o abastecimento é pelo Rio do Peixe e aqui pela Cascata, então o problema está geral nas adutoras”, afirma a dona de casa Patrícia Ferreira dos Santos.

ZONA NORTE

Os moradores do bairro Polon, na zona Norte de Marília, também estão com problemas no abastecimento de água desde a semana passada. Faltou água na quarta (18) e na sexta (20). Depois do primeiro dia de torneiras secas, no entanto, a água vem sem pressão, e não chega em todos os pontos das casas.

Dificuldade é recorrente em algumas regiões (Foto: Arquivo Pessoal)

“A impressão que a gente tem é de que estão fechando a água depois do almoço. Fica bem fraquinha. Eu encho os baldes todos os dias, porque a gente fica sem saber se vai acabar. Aqui era um lugar que a gente não costumava ter esse tipo de problema. Agora, tem vizinhos que vão tomar banho fora (em casas de parentes) porque a água está tão fraquinha que não dá para usar o chuveiro”, diz a autônoma Silvia Mariano Brandão.

ZONA OESTE

No Jardim Bandeirantes, a água acabou na quarta-feira (18) e só voltou na madrugada do domingo (22).

Na casa da assessora administrativa Jane Celi do Nascimento Rodrigues, o problema foi amenizado em razão das três caixas d’água.

“Como é um problema bem recorrente no bairro, temos três caixas. Foi o que nos salvou, porque para nós a água das caixas acabou na sexta (20). Mas a situação foi mais precária para muita gente. No sábado (21), compramos água de galão, e enchemos recipientes com água da chuva (para a limpeza). Falo que somos privilegiados ainda porque trabalhamos fora e não ficamos tanto em casa, mas muita gente reclama do problema”, conta Jane.

Na casa da analista de vendas Fabiana Alves, no Jardim América, a saída foi recorrer ao irmão, que mora no Maracá. “É longe, mas era a opção que a gente tinha. Tomamos banho na casa dele para economizar água para a louça. Foi muito tempo (de quarta à sábado), bem complicado para quem tem criança. E a falta de retorno do Daem, dizendo que não havia previsão, acho que foi o pior”, afirmou.

OUTRO LADO

O Marília Notícia procurou a Prefeitura de Marília para comentar o assunto, mas não houve retorno até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto para manifestação.

Michele Correia

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

6 horas ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

6 horas ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

6 horas ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

6 horas ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

14 horas ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

23 horas ago

This website uses cookies.