Marília

Cidade terá 100 ‘fiscais de aglomerações’ a partir deste sábado

Luciano Vilela, supervisor da Vigilância Sanitária, exibe plano de fiscalização ao prefeito Daniel Alonso (Foto: Divulgação/Prefeitura de Marília)

Durante a entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira (26), em que anunciou a permanência de Marília na “fase 2 – laranja” do Plano SP, com autorização para o comércio em geral e shoppings por quatro horas, a Prefeitura de Marília sinalizou endurecimento da fiscalização.

A partir deste sábado (27), um grupo de 100 servidores uniformizados irá visitar estabelecimentos comerciais e abordar pessoas nas ruas. O supervisor da Vigilância Sanitária na cidade, Luciano Vilela, afirmou que a ação tem “caráter de orientação”.

A ampliação no número de fiscais aconteceu após um treinamento, que foi ministrado na tarde e noite desta quinta-feira (25) pela Secretaria Municipal da Saúde.

A estratégia do prefeito Daniel Alonso (PSDB) foi mobilizar os 27 fiscais da Vigilância Sanitária e mais 17 fiscais de posturas – que tem atribuição de autuar prevista em norma municipal – reforçados com mais 60 servidores municiais que têm cargos comissionados.

A justificativa seria o regime de trabalho destes servidores sem concurso, de livre nomeação, que atendem convocação do Chefe do Executivo em ações estratégicas, sem a cobrança de horas extras, portanto, sem aumentar os custos com ao reforço na fiscalização.

Os comissionados e servidores de outras pastas, porém, não tem poder de fazer autuações. A função deles será dialogar com comerciantes e pedestres para orientar sobre distanciamento social, uso de máscara, álcool em gel e recomendação para isolamento social de pessoas dos grupos de risco.

Trânsito

A Prefeitura anunciou que vai fechar novamente – para veículos – pelo menos quatro quarteirões da rua São Luiz, para que os pedestres tenham mais espaço e possam caminhar sem aglomerações nas calçadas.

Ainda na prevenção de aglomerações, o secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto, voltou a pedir que as pessoas adiem festas, confraternizações e passeios. Ele afirmou que a Prefeitura conta com o apoio da Polícia Militar para atender denúncias de eventos não autorizados.

(Foto: Divulgação/Prefeitura de Marília)

(Foto: Divulgação/Prefeitura de Marília)

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Homem morre atropelado na Rodovia do Contorno em Marília

Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…

1 hora ago

Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…

6 horas ago

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

10 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

10 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

10 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

10 horas ago

This website uses cookies.