Marília

Cidade terá 100 ‘fiscais de aglomerações’ a partir deste sábado

Luciano Vilela, supervisor da Vigilância Sanitária, exibe plano de fiscalização ao prefeito Daniel Alonso (Foto: Divulgação/Prefeitura de Marília)

Durante a entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira (26), em que anunciou a permanência de Marília na “fase 2 – laranja” do Plano SP, com autorização para o comércio em geral e shoppings por quatro horas, a Prefeitura de Marília sinalizou endurecimento da fiscalização.

A partir deste sábado (27), um grupo de 100 servidores uniformizados irá visitar estabelecimentos comerciais e abordar pessoas nas ruas. O supervisor da Vigilância Sanitária na cidade, Luciano Vilela, afirmou que a ação tem “caráter de orientação”.

A ampliação no número de fiscais aconteceu após um treinamento, que foi ministrado na tarde e noite desta quinta-feira (25) pela Secretaria Municipal da Saúde.

A estratégia do prefeito Daniel Alonso (PSDB) foi mobilizar os 27 fiscais da Vigilância Sanitária e mais 17 fiscais de posturas – que tem atribuição de autuar prevista em norma municipal – reforçados com mais 60 servidores municiais que têm cargos comissionados.

A justificativa seria o regime de trabalho destes servidores sem concurso, de livre nomeação, que atendem convocação do Chefe do Executivo em ações estratégicas, sem a cobrança de horas extras, portanto, sem aumentar os custos com ao reforço na fiscalização.

Os comissionados e servidores de outras pastas, porém, não tem poder de fazer autuações. A função deles será dialogar com comerciantes e pedestres para orientar sobre distanciamento social, uso de máscara, álcool em gel e recomendação para isolamento social de pessoas dos grupos de risco.

Trânsito

A Prefeitura anunciou que vai fechar novamente – para veículos – pelo menos quatro quarteirões da rua São Luiz, para que os pedestres tenham mais espaço e possam caminhar sem aglomerações nas calçadas.

Ainda na prevenção de aglomerações, o secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto, voltou a pedir que as pessoas adiem festas, confraternizações e passeios. Ele afirmou que a Prefeitura conta com o apoio da Polícia Militar para atender denúncias de eventos não autorizados.

(Foto: Divulgação/Prefeitura de Marília)

(Foto: Divulgação/Prefeitura de Marília)

Carlos Rodrigues

Recent Posts

MAC enfrenta o São Bernardo fora de casa na estreia da Série A3

Lance de partida anterior entre MAC e São Bernardo (Foto: Léo Carrara/MAC) O Marília Atlético…

47 minutos ago

Marília deve ter fim de semana de calor antes de mudança no tempo

Altas temperaturas devem ser registradas nos próximos dias em Marília (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) A…

2 horas ago

Unimar realiza 15ª edição da Sipat e reforça ações de prevenção no trabalho

Iniciativa integra o calendário institucional e reúne colaboradores em uma programação voltada à conscientização (Foto:…

3 horas ago

Quintana apresenta novos equipamentos e autoriza obras no Centro de Fisioterapia

Ações, segundo a Prefeitura, integram um conjunto de investimentos (Foto: Divulgação) O governo de Quintana…

3 horas ago

Justiça pronuncia a júri acusada de atear fogo e matar companheiro em briga por crack

Uma sentença de pronúncia da 2ª Vara Criminal de Lins determinou que a mulher de…

3 horas ago

Acusado de homicídio após discussão em Ocauçu vai a júri popular, decide a Justiça

Hiago Santos foi morto com um tiro em Ocauçu (Foto: Divulgação) A Justiça de Marília…

3 horas ago

This website uses cookies.