Vera Cruz

Centro de recuperação em Vera Cruz vira esperança para dependentes químicos

Centro de Recuperação Recanto Vale Verde foi fundado 1998 e está sob a coordenação desde 2003 do psiquiatra Dr. José Roberto Otoboni (Foto: Gracy Santos/Marília Notícia)

Combinando acolhimento e eficácia, o Centro de Recuperação Recanto Vale Verde, em Vera Cruz, tornou-se uma esperança para famílias que enfrentam os desafios da dependência química, do alcoolismo e de transtornos psiquiátricos.

Fundado em 1998 e sob a coordenação desde 2003 do Dr. José Roberto Otoboni, o local se destaca por aliar mais de duas décadas de experiência a métodos modernos e humanizados, oferecendo tratamento personalizado que já mudou a vida de muitos pacientes.

Com uma filosofia de tratamento que segue diretrizes do National Institute on Drug Abuse (Nida), o Recanto Vale Verde adota práticas multidisciplinares, como psicoterapia, farmacoterapia, tratamento de comorbidades, desintoxicação e reabilitação neuropsicológica.

Espaço é referência no tratamento de dependentes químicos e pessoas com transtornos psiquiátricos (Foto: Gracy Santos/Marília Notícia)

ESTRUTURA

A equipe é formada por médicos, psicólogos e enfermeiros dedicados, incluindo especialistas em saúde mental e dependência química.

O Marília Notícia esteve no local e viu de perto a estrutura que conta com um bloco de 36 leitos e duas casas adicionais, oferecendo acomodações planejadas e ambientes de convivência, como salas de TV, refeitório e espaços para reuniões.

Além disso, a clínica atende pacientes de convênios médicos como Unimed, Bradesco Saúde, Economus, Amil, Geap, Postal Saúde e Apas.

O tratamento, que pode ser voluntário ou compulsório, enfatiza o envolvimento familiar e a reinserção social. Durante a internação, familiares recebem orientação semanal, e o último mês inclui fins de semana em casa para preparar a volta ao convívio social.

Estrutura conta com um bloco de 36 leitos e duas casas adicionais, além de espaços de convivência (Foto: Gracy Santos/Marília Notícia)

AMOR PELAS PESSOAS

O acompanhamento pós-alta minimiza o risco de recaídas, com consultas periódicas. A clínica oferece ainda avaliação física e de DSTs, bem como tratamento de longo prazo.

Diferenciais como o uso do teste Altoida, um software de inteligência artificial para avaliação cognitiva, e a paixão da equipe pelo que faz tornam o Recanto Vale Verde único. “Somos extremamente humanizados. Selecionamos profissionais apaixonados pelo que fazem”, destaca Otoboni.

Espaço combina experiência, humanização e abordagens modernas para oferecer reabilitação personalizada e eficaz (Foto: Gracy Santos/Marília Notícia)

O médico, além de psiquiatra, é coordenador e proprietário do centro. Formado em medicina em 1995, ele atuou em UTI antes de se especializar em psiquiatria e dependência química.

“Cerca de 90% dos nossos pacientes são de outras cidades e, às vezes, até de outros estados. Quando internamos alguém de Marília aqui, a pessoa fica surpresa e fala não sabia que tinha clínica aqui em Vera Cruz”, revela o médico.

Tratamento segue diretrizes do National Institute on Drug Abuse (Foto: Gracy Santos/Marília Notícia)

Para Otoboni, o entendimento sobre a dependência como uma doença hoje é maior. “Quando eu fiz a especialização em dependência química, muita gente falava que era loucura, porque ninguém queria atender o dependente químico. Hoje, as pessoas têm a compreensão de que se trata de uma doença”, explica o psiquiatra.

Atendendo pacientes de todo o Brasil, o centro trata casos de dependência de crack, cocaína e álcool, além de transtornos psiquiátricos.

Recanto Vale Verde adota práticas multidisciplinares, como psicoterapia, farmacoterapia, tratamento de comorbidades e desintoxicação (Foto: Gracy Santos/Marília Notícia)

ENVOLVIMENTO DA FAMÍLIA E REINSERÇÃO SOCIAL

O Recanto Vale Verde enfatiza o envolvimento da família no tratamento, com contatos semanais a fim de orientar a todos sobre a codependência. A família pode optar por tratamento psicológico no centro ou na sua cidade de origem.

A reinserção social é feita no último mês de internação, com fins de semana em casa e acompanhamento do progresso. O centro oferece consultas pós-alta, com atendimentos mensais, bimestrais ou trimestrais, visando minimizar o risco de recaídas.

Equipe é formada por médicos, psicólogos e enfermeiros, incluindo especialistas em saúde mental e dependência química (Foto: Gracy Santos/Marília Notícia)

SERVIÇO

O Centro de Reabilitação Recanto Vale Verde está localizado à margem da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), no quilômetro 427.

Dúvidas podem ser tiradas pelos telefones (14) 9 9714-2138 [clique aqui] e (14) 99766-6463 [clique aqui].

Os interessados podem obter mais informações no site www.crvaleverde.com.br, no Instagram @recantovaleverde e no Facebook Clínica Recanto Vale Verde.

Centro oferece consultas pós-alta, com atendimentos mensais, bimestrais ou trimestrais, visando minimizar o risco de recaídas (Foto: Gracy Santos/Marília Notícia)
Acompanhamento pós-alta minimiza o risco de recaídas, com consultas periódicas (Foto: Gracy Santos/Marília Notícia)
Clínica oferece ainda avaliação física e de DSTs, bem como tratamento de longo prazo (Foto: Gracy Santos/Marília Notícia)
Centro trata casos de dependência de crack, cocaína e álcool, além de transtornos psiquiátricos (Foto: Gracy Santos/Marília Notícia)
Espaço oferece reabilitação individualizada (Foto: Gracy Santos/Marília Notícia)
Tratamento, que pode ser voluntário ou compulsório, enfatiza o envolvimento familiar e a reinserção social (Foto: Gracy Santos/Marília Notícia)

Faça parte de nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Alcyr Netto

Recent Posts

Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília

Um homem de 37 anos morreu após ser baleado por policiais militares na madrugada desta…

2 horas ago

Prefeitura abre processo seletivo para contratação de 100 professores

Inscrições são gratuitas e seguem até 18 de dezembro (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Marília…

2 horas ago

Parceria entre Unimar e Prefeitura leva IA à formação de professores

Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…

6 horas ago

Atletas de Marília são eleitas entre as melhores do handebol paulista em 2025

Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…

6 horas ago

Mostra 2025 do projeto Teatro da Cidade terá seis dias de espetáculos em Marília

Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…

6 horas ago

Bosque passa por intervenção para evitar acidentes e reforçar conservação

Ação ocorre para garantir a segurança dos visitantes (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal do Meio…

6 horas ago

This website uses cookies.