Vera Cruz

Centro de recuperação em Vera Cruz vira esperança para dependentes químicos

Centro de Recuperação Recanto Vale Verde foi fundado 1998 e está sob a coordenação desde 2003 do psiquiatra Dr. José Roberto Otoboni (Foto: Gracy Santos/Marília Notícia)

Combinando acolhimento e eficácia, o Centro de Recuperação Recanto Vale Verde, em Vera Cruz, tornou-se uma esperança para famílias que enfrentam os desafios da dependência química, do alcoolismo e de transtornos psiquiátricos.

Fundado em 1998 e sob a coordenação desde 2003 do Dr. José Roberto Otoboni, o local se destaca por aliar mais de duas décadas de experiência a métodos modernos e humanizados, oferecendo tratamento personalizado que já mudou a vida de muitos pacientes.

Com uma filosofia de tratamento que segue diretrizes do National Institute on Drug Abuse (Nida), o Recanto Vale Verde adota práticas multidisciplinares, como psicoterapia, farmacoterapia, tratamento de comorbidades, desintoxicação e reabilitação neuropsicológica.

Espaço é referência no tratamento de dependentes químicos e pessoas com transtornos psiquiátricos (Foto: Gracy Santos/Marília Notícia)

ESTRUTURA

A equipe é formada por médicos, psicólogos e enfermeiros dedicados, incluindo especialistas em saúde mental e dependência química.

O Marília Notícia esteve no local e viu de perto a estrutura que conta com um bloco de 36 leitos e duas casas adicionais, oferecendo acomodações planejadas e ambientes de convivência, como salas de TV, refeitório e espaços para reuniões.

Além disso, a clínica atende pacientes de convênios médicos como Unimed, Bradesco Saúde, Economus, Amil, Geap, Postal Saúde e Apas.

O tratamento, que pode ser voluntário ou compulsório, enfatiza o envolvimento familiar e a reinserção social. Durante a internação, familiares recebem orientação semanal, e o último mês inclui fins de semana em casa para preparar a volta ao convívio social.

Estrutura conta com um bloco de 36 leitos e duas casas adicionais, além de espaços de convivência (Foto: Gracy Santos/Marília Notícia)

AMOR PELAS PESSOAS

O acompanhamento pós-alta minimiza o risco de recaídas, com consultas periódicas. A clínica oferece ainda avaliação física e de DSTs, bem como tratamento de longo prazo.

Diferenciais como o uso do teste Altoida, um software de inteligência artificial para avaliação cognitiva, e a paixão da equipe pelo que faz tornam o Recanto Vale Verde único. “Somos extremamente humanizados. Selecionamos profissionais apaixonados pelo que fazem”, destaca Otoboni.

Espaço combina experiência, humanização e abordagens modernas para oferecer reabilitação personalizada e eficaz (Foto: Gracy Santos/Marília Notícia)

O médico, além de psiquiatra, é coordenador e proprietário do centro. Formado em medicina em 1995, ele atuou em UTI antes de se especializar em psiquiatria e dependência química.

“Cerca de 90% dos nossos pacientes são de outras cidades e, às vezes, até de outros estados. Quando internamos alguém de Marília aqui, a pessoa fica surpresa e fala não sabia que tinha clínica aqui em Vera Cruz”, revela o médico.

Tratamento segue diretrizes do National Institute on Drug Abuse (Foto: Gracy Santos/Marília Notícia)

Para Otoboni, o entendimento sobre a dependência como uma doença hoje é maior. “Quando eu fiz a especialização em dependência química, muita gente falava que era loucura, porque ninguém queria atender o dependente químico. Hoje, as pessoas têm a compreensão de que se trata de uma doença”, explica o psiquiatra.

Atendendo pacientes de todo o Brasil, o centro trata casos de dependência de crack, cocaína e álcool, além de transtornos psiquiátricos.

Recanto Vale Verde adota práticas multidisciplinares, como psicoterapia, farmacoterapia, tratamento de comorbidades e desintoxicação (Foto: Gracy Santos/Marília Notícia)

ENVOLVIMENTO DA FAMÍLIA E REINSERÇÃO SOCIAL

O Recanto Vale Verde enfatiza o envolvimento da família no tratamento, com contatos semanais a fim de orientar a todos sobre a codependência. A família pode optar por tratamento psicológico no centro ou na sua cidade de origem.

A reinserção social é feita no último mês de internação, com fins de semana em casa e acompanhamento do progresso. O centro oferece consultas pós-alta, com atendimentos mensais, bimestrais ou trimestrais, visando minimizar o risco de recaídas.

Equipe é formada por médicos, psicólogos e enfermeiros, incluindo especialistas em saúde mental e dependência química (Foto: Gracy Santos/Marília Notícia)

SERVIÇO

O Centro de Reabilitação Recanto Vale Verde está localizado à margem da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), no quilômetro 427.

Dúvidas podem ser tiradas pelos telefones (14) 9 9714-2138 [clique aqui] e (14) 99766-6463 [clique aqui].

Os interessados podem obter mais informações no site www.crvaleverde.com.br, no Instagram @recantovaleverde e no Facebook Clínica Recanto Vale Verde.

Centro oferece consultas pós-alta, com atendimentos mensais, bimestrais ou trimestrais, visando minimizar o risco de recaídas (Foto: Gracy Santos/Marília Notícia)
Acompanhamento pós-alta minimiza o risco de recaídas, com consultas periódicas (Foto: Gracy Santos/Marília Notícia)
Clínica oferece ainda avaliação física e de DSTs, bem como tratamento de longo prazo (Foto: Gracy Santos/Marília Notícia)
Centro trata casos de dependência de crack, cocaína e álcool, além de transtornos psiquiátricos (Foto: Gracy Santos/Marília Notícia)
Espaço oferece reabilitação individualizada (Foto: Gracy Santos/Marília Notícia)
Tratamento, que pode ser voluntário ou compulsório, enfatiza o envolvimento familiar e a reinserção social (Foto: Gracy Santos/Marília Notícia)

Faça parte de nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Alcyr Netto

Recent Posts

Trabalho escravo urbano supera meio rural e atinge 2,7 mil pessoas em 2025

Construção civil lidera resgates de trabalho análogo à escravidão em 2025 (Foto: Agência Brasil) As…

24 minutos ago

Calor extremo: 3,8 bilhões de pessoas serão atingidas até 2050, diz estudo

Nações muito populosas como Índia, Nigéria, Indonésia, Bangladesh, Paquistão e Filipinas também sentirão fortemente os…

31 minutos ago

Câmara: MP que cria Gás do Povo está na pauta no retorno aos trabalhos

Hugo Motta anuncia prioridades para a primeira semana de trabalhos (Foto: Agência Brasil) O Congresso…

31 minutos ago

Polícia Federal prende suspeito de integrar grupo terrorista islâmico na região

Apreensão foi feita pela PF nesta quinta-feira (Foto: Divulgação/Polícia Federal) A Polícia Federal (PF) prendeu,…

2 horas ago

Rede municipal de Marília terá volta às aulas escalonada em fevereiro

Rede municipal é composta por 65 escolas e cerca de 19 mil alunos (Foto: Divulgação)…

3 horas ago

RIC Ambiental promove manutenção preventiva em fonte pública no Planalto II

Fonte Massamitsu Homma, alvo de manutenção (Foto: Divulgação) A RIC Ambiental realizou, nesta quarta-feira (28),…

3 horas ago

This website uses cookies.