Idalina tem 71 anos e há 30 faz parte de grupo que ora por enfermos e faz ações sociais (Foto: Arquivo Pessoal)
Começa nesta quarta-feira (2) a quaresma, um período de 40 dias de antecede a Páscoa, principal data do cristianismo. O intervalo dentro do calendário litúrgico é, tradicionalmente, um período de resguardo para os católicos.
Entre as tradições está a abstinência de determinados alimentos, como a carne vermelha e o álcool, a intensificação da confissão e sensibilidade às ações sociais.
A costureira Idalina Dantas Alves, de 71 anos, há mais de três décadas integra o Apostolado da Oração, grupo que faz intercessões diárias pelos doentes, pelos propósitos da igreja e outras causas indicadas pelo clero e a comunidade.
A partir de amanhã (2), na chamada quarta-feira de cinzas, que sucede o Carnaval, Idalina entra em abstinência total de qualquer tipo de carne, exceto a de peixe. Em relação ao álcool, conta, nunca teve a bebida como hábito. Decidiu eliminar até a esporádica taça de vinho.
“Desde 1996, nos 40 dias, eu faço abstinência total de carne, incluindo a branca. Às quartas e às sextas são dias ainda mais especiais de penitência. O jejum é importante também, em várias datas dentro da quaresma. Para nós católicos, é uma preparação”, explica.
Idalina destaca três bases que, conforme aprendeu, fazem parte da quaresma: caridade, confissão e penitência. “A confissão que você faz para o padre faz bem para você, é um desabafo feito com uma pessoa confiável, senão viraria fofoca. Além disso, ele [padre] tem a autoridade, como sacerdote, para o perdão”, confia.
A caridade é uma ação frequente, não apenas parte do período litúrgico, para Idalina. A costureira faz parte de uma entidade em Marília que reúne voluntários em apoio a famílias e pacientes com câncer. Habilidade da profissão, entre outras, é cedida o ano todo para que a associação possa cumprir seu propósito.
“Na quaresma, nós nos preparamos para que, ao chegar a Páscoa, possamos estar diante do Cordeiro de Deus [representado por Jesus] de uma forma penitente, arrependido dos nossos pecados, porque somos pecadores e temos que nos despir do orgulho e dos valores do mundo, para crescermos espiritualmente”, explica.
NOVAS GERAÇÕES
Álvaro e Natania; novos hábitos os fazem se sentir bem fisicamente e espiritualmente (Foto: Arquivo Pessoal)
Com a transmissão da religiosidade entre gerações, católicos mais jovens que dona Idalina também aprendem e praticam os mesmos valores.
É o caso da assessora comercial Natania Lima Milmann e do técnico em telefonia Álvaro Roberto Pollon, ambos de 38 anos.
“Chocolate e cerveja eu tiro de vez. Já não como muita carne vermelha. No período da quaresma, tiro esse tipo de alimento [incluindo a carne branca] todas as sextas-feiras. Procuro o sacramento da confissão. Creio que Deus nos perdoa, se buscarmos por ele, independente do padre, mas aprendi a buscar o sacramento”, conta Natania.
Ela afirma se sentir melhor espiritualmente. Os efeitos vão bem além dos 40 dias. “Acredito que a quaresma não deveria ser levada em conta apenas nos 40 dias. Temos que lembrar o ano todo da importância de buscar mais a Deus”, afirma.
FRATERNIDADE
Com a celebração das missas de quarta-feira (2), a Igreja Católica inicia simultaneamente com a quaresma, a Campanha da Fraternidade. No Brasil, todos os anos, desde a década de 60, o momento litúrgico tem na campanha uma base para a reflexão dos fiéis.
Em 2022, o tema da será “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor”, baseado no texto bíblico contido no capítulo 31 do livro de Provérbios (versículo 26).
O padre Danilo Nobre dos Santos, assessor da Campanha da Fraternidade na Diocese de Marília, explica que “sempre um tema social é escolhido para ser debatido, refletido e principalmente assumido, como compromisso de vida, para a transformação da sociedade, a partir das interpelações que estes temas nos provocam.”
Tradicionalmente, na Diocese de Marília, padres e agentes de pastoral recebem formação. A ideia é difundir as ações e lema da campanha por todas as comunidades.
Padres e agentes de pastoral recebem formação (Foto: Diocese de Marília)
Influenciador digital e ex-candidato a prefeito da capital paulista Pablo Marçal (Foto: Instagram) O influenciador…
A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou alerta para risco de chuvas persistentes,…
O governo federal libera, a partir desta segunda-feira (2), R$ 4,6 bilhões para pagamento da…
Uma mulher de 58 anos foi encontrada morta dentro da casa onde morava, na rua…
Escola estadual Abel Augusto Fragata registrou nove furtos durante recesso escolar (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)…
Secretário de Administração, Cesar Fiala, que deverá ser exonerado amanhã (Foto: Marília Notícia) A Prefeitura…
This website uses cookies.