A morte de uma mulher de 37 anos no Jardim Santa Antonieta, zona Norte de Marília, com um tiro na barriga, foi registrada como suicídio consumado.
Segundo a polícia, ela foi encontrada ainda com vida por seu marido, um policial reformado, por volta das 17h30 de ontem (22). A mulher estava caída parcialmente dentro de um armário. Ele havia acabado de chegar em casa com o filho mais novo do casal.
A mulher havia ficado em casa com outro filho, de 14 anos. Ao ver a vítima caída, o marido pediu que os garotos fossem para a casa de um tio, nas proximidades, e imaginou que ela havia ingerido remédios e passado mal. A mulher apresenta histórico de depressão.
O policial reformado entrou em contado com o resgate do Corpo de Bombeiros e foi orientado a fazer massagem cardíaca até a chegada do socorro. Ao virar a esposa, percebeu que ela tinha uma perfuração no abdômen.
A vítima foi levada ainda com vida até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona Norte, mas não resistiu e morreu.
As informações foram dadas pelo marido aos policiais militares que atenderam a ocorrência e chegaram no local enquanto a mulher era colocada na ambulância.
Os policiais entraram no imóvel e no quarto do casal encontraram uma pistola Taurus ponto 40 carregada com 10 cartuchos intactos. Ao lado estava um cartucho deflagrado. A arma estava na cabeceira da cama.
A perícia foi até o endereço assim como o delegado plantonista. Foi solicitado exame necroscópico e vizinhos disseram que não ouviram barulho de disparo.
Viver vale a pena
Especialista explicam que pessoas que cometem suicídio normalmente não são impulsionadas por um único motivo, mas um conjunto de situações. O suicídio pode ser evitado.
Vale lembrar que o CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email, chat e Skype 24 horas todos os dias.
O contato pode ser feito pelo telefone 141 ou pelos outros canais disponíveis no site, que pode ser acessado [aqui].
Dados do Ministério da Saúde apontam aumento de 12% em apenas cinco anos, no número de suicídios no país. O problema também tem sido observado em Marília e municípios do mesmo porte.
A Secretaria Municipal da Saúde tem atuado, desde o início de 2017, para fortalecer o Programa de Saúde Mental, por meio dos Caps (Centro de Atenção Psicossocial) e articular ações da rede local de serviços.
Suicídios em Marília
De acordo com o banco de dados do DataSUS (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde) Marília registrou 280 suicídios entre 1997 e 2015.
A média foi de 14,7 casos por ano com 15 ocorrências em 2015 e 14 no ano anterior. Em 2013 foi verificado o maior números de casos da série com 29 vítimas de suicídio na cidade.
As vítimas de suicídio em Marília são homens na maior parte dos casos (77%) e a faixa etária que concentra o mais indivíduos é de 30 a 39 anos (22,4%), seguido da faixa dos 50 a 59 anos (20,7%) e dos 20 aos 29 anos (17%).
Do total de vítimas, 42,8% são solteiros, 30% casados, 11% separados judicialmente e 5,3% viúvos. Em 58% das ocorrências não se sabia a escolaridade das vítimas. Mas entre aqueles em que consta a informação, 37% tinham entre 8 e 11 anos de escola, 27% de 4 a 7 anos.
Os que possuem menos escolaridade – 1 a 3 anos – representam 15% dos casos de suicídio em Marília entre aqueles que se conhecia a escolaridade quando houve o registro. Já os que possuem 12 anos ou mais de escolaridade são 17%. No recorte, analfabetos representaram apenas duas ocorrências.
Como o Marília Notícia divulgou em 2016, o município teve a maior taxa de mortes por suicídio do Estado de São Paulo nos últimos anos. As informações são da Fundação Seade, órgão do governo de São Paulo para análise de dados.
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.