Marília

Campanha contra Gripe atinge quase 50 mil em Marília

Cidade aplicou 46.268 doses; média na soma dos grupos prioritários atinge 63,25%.

Balanço divulgado na tarde de quinta-feira (24) pela Secretaria Municipal da Saúde de Marília indica que 46.268 doses da vacina contra os vírus da gripe já foram aplicadas na cidade, desde o início da Campanha Nacional Contra a Influenza.

Esse número corresponde a 63,25% do público-alvo definido pelo Ministério da Saúde, mais as vacinas aplicadas em pessoas com doenças crônicas ou outras indicações médicas.

A campanha termina no próximo dia 1º de junho, ou seja, em uma semana. Em Marília, a vacina está disponível nas 12 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e nas unidades que atendem as 37 equipes do programa ESF (Estratégia Saúde da Família).

O relatório parcial, que considera o período entre 23 de abril e 23 de maio, aponta que a maior cobertura continua entre os idosos. Dos 29.992 estimados, 72,74% já estão vacinados (21.817 doses aplicadas). Entre as mulheres que deram à luz recentemente, 59,73% também já foram imunizadas (218).

A menor adesão está no grupo das crianças. Pais e responsáveis levaram apenas 41,91% para imunizar (o que representa 4.978 doses), ante a uma população estimada em 11.878 pessoas nessa faixa etária.

A rede de Marília imunizou 62,28% dos trabalhadores da saúde, 44,73% das gestantes e 71,68% dos profissionais de educação que são aguardados. Os percentuais de Marília estão acima da média nacional e entre as cidades com os programas de imunização mais eficientes do Estado de São Paulo.

Entre as pessoas que têm comorbidades, não há apuração percentual. O maior número de doses aplicadas refere às pessoas com doenças respiratórias (4.523). A segunda patologia é diabetes (1.703) e a terceira, cardiopatia (880).

QUEM PODE SER VACINADO

Devem ser imunizados idosos (acima de 60 anos), crianças entre seis meses e abaixo de cinco anos, gestantes, trabalhadores da saúde, profissionais de educação e mulheres que deram à luz há até 45 dias.
Também devem receber a vacina, mediante comprovação, pessoas com doenças crônicas. A declaração médica ou mesmo uma receita de medicamento, relacionada à doença relatada, tem validade como comprovante.

ACAMADOS

Moradores acamados, já cadastrados nas unidades de Saúde ou com solicitação recente pelos familiares, estão sendo atendidos aos sábados, ou conforme a possibilidade de deslocamento das equipes. Nesta quinta-feira (24), profissionais da UBS Cascata fizeram novas visitas nos bairros do território.Para solicitar o serviço, basta entrar em contato com a unidade de referência.

A relação completa das unidades de saúde do município pode ser acessada no site institucional da Prefeitura de Marília, pelo endereço https://bit.ly/2J0BdKK link “estrutura organizacional”. A Secretaria Municipal da Saúde atende pelo (14) 3402-6500.

Amanda Brandão

Recent Posts

Número de nascimentos cai 5,8% em 2024; sexto recuo consecutivo

O Brasil teve pouco mais de 2,38 milhões de nascimentos em 2024. Esse número representa…

15 minutos ago

Inflação que reajusta o salário mínimo fecha em 4,18%, apontam dados do IBGE

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) - indicador utilizado no cálculo do reajuste…

22 minutos ago

Ruptura de adutora pode afetar abastecimento na zona leste de Marília

Máquinas estão trabalhando no local para resolver rompimento de adutora (Foto: Divulgação) As fortes chuvas…

45 minutos ago

Festa de Natal das Crianças emociona e reúne público recorde

Papai Noel marcou presença na festa natalina das crianças em Tupã (Foto: Divulgação) Milhares de…

1 hora ago

SP-333 recebe obras de duplicação e novos dispositivos entre Guarantã e Pongaí

Duplicação integra o cronograma de investimentos previstos (Foto: Divulgação) A Entrevias Concessionária de Rodovias informou…

1 hora ago

Previsão de chuvas até domingo mantém Marília em estado de alerta

Nuvens carregadas prometem chuva até domingo em Marília (Foto: Gabriel Tedde/Marília Notícia) As chuvas que…

2 horas ago

This website uses cookies.