A nomeação do Conselho Deliberativo do Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem) está travada na Câmara desde fevereiro. A Prefeitura recorreu ao Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), que entrou com um mandado de segurança, com pedido liminar, para regularizar a situação. A solicitação foi protocolada na Justiça nesta quarta-feira (1º).
De acordo com o promotor de Justiça, Isauro Pigozzi Filho, ficou comprovado o “silêncio administrativo” da Câmara, sob a presidência do vereador Eduardo Nascimento (Republicanos), que não colocou a matéria para votação até o momento. O promotor pediu à Vara da Fazenda Pública de Marília que o projeto da autarquia seja incluído na próxima Ordem do Dia do Legislativo.
Segundo informações do Executivo, a nomeação dos conselheiros é feita pelo prefeito Daniel Alonso (PL) e precisa passar pela aprovação dos vereadores. A não nomeação dos novos conselheiros impede o funcionamento regular da autarquia, que necessita deliberar assuntos considerados urgentes.
Ainda conforme a Prefeitura, a matéria já teve parecer favorável da Comissão de Justiça e Redação no dia 14 de fevereiro deste ano e até agora a Casa de Leis não pautou o projeto na Ordem do Dia. O MP-SP acatou o pedido do Executivo e determinou providência imediata por parte do presidente da Câmara.
“Assim, em análise de cognição sumária, há prova pré-constituída que houve violação ao direito líquido e certo do impetrante de uma atuação administrativa célere, pois está comprovado o ‘silêncio administrativo’ da Câmara Municipal, pois mesmo com o parecer favorável da Comissão de Justiça e Redação, recomendando que o plenário referende a nomeação em 14 de fevereiro de 2024 , o poder legislativo, em violação ao art. 42, § 3º, de seu regimento interno, não incluiu o parecer para inclusão na ordem do dia para ser votada em plenário, configurando o silêncio administrativo desde o dia 14 de fevereiro de 2024”, considerou Isauro Pigozzi Filho, que pediu a votação da matéria em plenário.
O Marília Notícia entrou em contato com a assessoria de imprensa da Câmara, mas não houve resposta até o fechamento desta edição. Espaço permanece aberto para manifestação do Legislativo.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!
Os resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025 e da 1ª…
As retiradas em contas de poupança ao longo de novembro de 2025 superaram em R$…
Para 3,1 milhões de moradores de favelas brasileiras, a chegada de uma ambulância na porta…
Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…
Dois homens armados invadiram uma casa na tarde desta quinta-feira (4), no bairro Maracá III,…
Um homem de 26 anos foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (4) após…
This website uses cookies.