Marília

Câmara retorna e aprova novo piso dos agentes de Saúde

Vereadores aprovaram projeto que regulariza piso salarial de agentes de Saúde e Endemias (Foto: Will Rocha/Câmara de Marília)

A Câmara dos Vereadores de Marília aprovou na noite desta segunda-feira (1º) – retorno do recesso de julho – o Projeto de Lei para adequação do piso salarial dos agentes comunitários de Saúde e de Controle de Endemias. O pagamento do novo piso será retroativo a maio.

Após o recesso que durou todo o mês de julho, os vereadores retomaram as atividades no plenário que tiveram início às 16h, na Câmara de Marília. Durante a 22ª sessão ordinária, os vereadores aprovaram o projeto sobre prevenção de saúde e incentivo às pesquisas científicas com a cannabis medicinal.

De autoria do presidente Marcos Rezende (PSD), a nova lei tem o objetivo de garantir suporte institucional e orientação para pacientes e familiares, além de incentivar a difusão de informações e apoio para pessoas que necessitam do tratamento médico com a planta.

Também foi aprovado o Projeto de Lei 150/2021, de autoria do vereador Eduardo Nascimento (PSDB), que obriga Poder Executivo a publicar na Imprensa Oficial, disponibilizar no site da Prefeitura e em cada unidade escolar, dados referentes à qualidade da educação ofertada nos estabelecimentos de ensino da rede municipal.

SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

O projeto mais aguardado foi votado na sessão extraordinária, realizada logo após a sessão ordinária. Em votação unânime, os vereadores aprovaram a readequação do piso salarial para agentes comunitários de Saúde e de Controle de Endemias. A nova lei será encaminhada para a sanção do prefeito Daniel Alonso (PSDB) e o pagamento do novo piso será retroativo ao mês de maio.

O Congresso Nacional promulgou a Emenda Constitucional que garante um piso salarial nacional de dois salários mínimos (R$ 2.424 em 2022), a agentes comunitários de saúde e de combate às endemias.

Caberá à União arcar com a remuneração. Estados, Distrito Federal e municípios ficarão responsáveis por pagar auxílios, gratificações e indenizações. Hoje, essa responsabilidade é compartilhada entre os três entes federativos. Ainda pelo novo texto, esses profissionais deverão receber adicional de insalubridade, bem como aposentadoria especial pelos riscos vinculados à função.

Alcyr Netto

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

15 horas ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

15 horas ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

15 horas ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

15 horas ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

24 horas ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

1 dia ago

This website uses cookies.