Marília

Câmara aprova obrigação de cadeiras de rodas em escolas de Marília

Cadeira de rodas é destinada a alunos que tenham necessidades especiais ou dificuldade temporária para caminhar (Foto: Divulgação/Josi Dias/Setasc-MT)

Em sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (13), a Câmara Municipal de Marília aprovou projeto de lei que obriga a disponibilidade de cadeiras de rodas em escolas públicas e particulares da cidade.

Segundo o projeto de autoria da vereadora Professora Daniela (PL), os equipamentos são destinados “ao deslocamento de deficiente físico ou de outra pessoa que estiver temporariamente impossibilitada de caminhar”.

Além de disponibilizar as cadeiras de rodas, as instituições também devem adequar suas instalações para facilitar a acessibilidade, ainda segundo projeto de lei. O prazo de adequação é de até 30 dias após sanção do prefeito Daniel Alonso (sem partido).

VETOS MANTIDOS

Por ampla maioria de votos, o plenário manteve dois vetos do chefe do Executivo. Em um, barrou emenda de Professora Daniela (PL) que incluía acamados – filhos ou cônjuges – entre os que podem ser atendidos pelos servidores em horário especial de trabalho. Neste caso, projeto segue sem a emenda.

Sessão ordinária desta segunda (13) foi acompanhada por galerias esvaziadas, como de costume (Foto: Rodrigo Viudes/Marilia Noticia)

O outro veto foi total ao projeto de lei de autoria do presidente da casa, Eduardo Nascimento (PSDB), que determinava ao município da publicidade da relação de pacientes em fila de espera de internação hospitalar há mais de 48 horas. Dessa forma, o PL deve ser arquivado no Legislativo.

DOAÇÃO E AUTORIZAÇÕES

Os vereadores autorizaram a doação de um lote de 3,3 mil metros quadrados localizado no bairro Prolongamento Palmital para o Instituto Lóttus. O espaço está destinado à construção da nova sede e ampliação das atividades da entidade.

O plenário também aprovou pareceres da Comissão de Justiça e Redação (CJR) de fechamento e uso dos bens públicos municipais a associações de moradores dos empreendimentos imobiliários Terras da Fazenda e Chácaras Bela Vista II.

ADIADO

O projeto de lei que institui a campanha Check-Up Feminino para orientação e prevenção de doenças de autoria de Professora Daniela (PL) teve votação adiada, a pedido de vista por um dia solicitado por Sérgio Nechar (PSB) e aprovado por unanimidade.

Devido ao feriado paulista do Dia da Consciência Negra, na próxima segunda-feira (20), a próxima sessão ordinária será realizada no dia seguinte, a partir das 16 horas, com transmissão ao vivo pela TV Câmara e redes sociais do Legislativo.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Rodrigo Viudes

Recent Posts

Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…

30 minutos ago

Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte

Dois homens armados invadiram uma casa na tarde desta quinta-feira (4), no bairro Maracá III,…

1 hora ago

Homem em situação de rua bate no rosto e rouba pedestre no Centro de Marília

Um homem de 26 anos foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (4) após…

2 horas ago

Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental

O prefeito de Marília, Vinicius Camarinha (PSDB), sancionou nesta sexta-feira (5) a lei que cria…

2 horas ago

Executivo propõe nova sede ao Aeroclube e tenta revogar lei do tombamento

Aeroclube de Marília; área é alvo de imbróglio na Justiça (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) A…

3 horas ago

Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília

Policiais, na manhã seguinte a morte, fazem levantamento in loco sobre ocorrência (Foto: Marília Notícia)…

5 horas ago

This website uses cookies.