Marília

Câmara aprova cardápio impresso obrigatório e regras para antenas 5G

Plenário aprovou todos os projetos inclusos na Ordem do Dia da sessão ordinária desta terça-feira (Foto: Will Rocha/Câmara Municipal de Marília)

Em sessão ordinária realizada nesta terça-feira (21), o plenário da Câmara Municipal de Marília aprovou projeto de lei que proíbe a disponibilidade exclusiva de cardápio digital em estabelecimentos comerciais da cidade.

Segundo projeto de lei de autoria da vereadora Professora Daniela (PL), os bares, restaurantes, lanchonetes, hotéis, motéis e estabelecimentos similares devem dispor de cardápio impresso e digital “para que o consumidor possa optar” qual quer usar.

O texto prevê ainda multa de R$ 685,20, dobrada em caso de reincidência de descumprimento, e vigência em 30 dias após publicação da legislação no Diário Oficial do Município de Marília (Domm), sancionada ou promulgada.

ANTENAS

O plenário aprovou, por unanimidade, uma versão municipal da legislação federal que trata sobre procedimentos para instalação de estações transmissoras de radiocomunicação, as conhecidas antenas de internet e telefonia.

Marília já dispõe de várias antenas distribuídas pela cidade, a exemplo desta, instalada na Vila Nova, na zona norte (Foto: Rodrigo Viudes/Marília Notícia)

A nova lei, a ser sancionada pelo prefeito Daniel Alonso (sem partido), estabelece regras para a implantação e operação de equipamentos que possam oferecer a tecnologia 5G em Marília o mais breve possível.

“O aumento da velocidade da internet atrairá mais empresas que poderão utilizar essa tecnologia para oferecer seus serviços e produtos, alavancando Marília neste mercado”, afirmou o vereador Marcos Custódio (Podemos).

PICHAÇÕES E DOAÇÃO

Os vereadores aprovaram a instituição de um programa de combate a pichações proposto pelo vereador agente federal Junior Féfin (União Brasil). O texto prevê multa de R$ 5.824,20 a quem for flagrado pichando ou afixando cartazes sem autorização.

Aprovado, projeto que cria Programa de Combate a Pichações precisará de regulamentação para ser aplicado (Foto: Rodrigo Viudes/Marília Notícia)

A exemplo da futura ‘Lei do Cardápio’, esta propositura ainda precisará, se sancionada ou promulgada, de regulamentação para ser aplicada. Em ambos os casos, caberá ao Executivo definir qual órgão fará a fiscalização.

A Prefeitura de Marília ainda foi autorizada pelo Legislativo a doar dois mil metros quadrados de área à Grecco Comércio de Peças para Automóveis Ltda. É a 16ª empresa a receber este benefício da cidade neste semestre.

OUTRAS APROVAÇÕES

Ainda nesta terça-feira (21), o plenário aprovou duas proposituras da vereadora Vania Ramos (Republicanos). Uma obriga o descarte de óleo em órgãos da administração pública municipal e a outra inclui a Caminhada de Conscientização do Autismo, em abril, no calendário oficial.

Também foram aprovadas a mudança na composição do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Marília (Comsea) e o reconhecimento da associação ‘O Circo’ como de utilidade pública municipal, segundo proposta de Sérgio Nechar (PSB).

A criação da comissão permanente de acompanhamento e levantamento de políticas públicas e execução orçamentária passou apenas em primeira discussão. Por se tratar de emenda à Lei Orgânica do Município (LOM), a segunda votação acontece somente depois de 10 dias, conforme determina a Constituição Federal.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Rodrigo Viudes

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

5 horas ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

5 horas ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

5 horas ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

5 horas ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

13 horas ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

22 horas ago

This website uses cookies.