Brasil e Mundo

Brasil registra 1.264 mortes por coronavírus em 24 horas

O Brasil registrou pelo quarto dia consecutivo mais de mil mortes por covid-19 em 24 horas. Foram 1.264 mortes registradas de ontem para hoje, elevando o total de vidas perdidas para 63 254 no País, segundo dados do levantamento realizado pelo Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL junto às secretarias estaduais de Saúde.

Por três dias seguidos, o País contabilizou mais de 40 mil novos casos confirmados da doença no período de 24 horas: foram 41.988 de ontem para hoje e agora já são 1.543.341 pessoas contaminadas

O Brasil é o segundo do mundo com maior número de casos e mortes devido ao vírus, atrás apenas dos Estados Unidos, que possuem cerca de 2,7 milhões de infecções confirmadas e 129 mil óbitos, de acordo com a Universidade Johns Hopkins.

Mesmo com a pandemia atingindo o pico no Brasil, com mais de 90% dos municípios do país afetados pela doença, muitos Estados e cidades avançam com as reaberturas econômicas e flexibilização das quarentenas – incluindo os dois Estados com maior número de casos e mortes, São Paulo e Rio de Janeiro.

São Paulo atingiu nesta sexta 310.517 casos e 15.694 mortes em decorrência do coronavírus. O governo paulista estima que o Estado possa ter, em 15 de julho, até 23 mil mortes e 470 mil casos da doença. Em meio às reaberturas, o governo estadual anunciou nesta sexta-feira que a capital paulista provavelmente poderá retomar atividades culturais e eventos com público sentado, como cinemas e teatros, ainda neste mês.

No Rio de Janeiro, os casos atingiram 118.956 e as mortes foram a 10.500. A capital fluminense promoveu na quinta-feira uma nova etapa do processo de reabertura, liberando academias, bares e restaurantes – o que gerou cenas de aglomeração pela cidade. Ceará (118.311 casos e 3.373 mortes) e Pará (112.531 infecções, 5.069 óbitos) completam o grupo de Estados brasileiros que ultrapassaram a marca de 100 mil casos.

Divulgação de dados

O balanço de óbitos e casos é resultado da parceria entre jornalistas dos seis meios de comunicação, que uniram forças para coletar junto às secretarias estaduais de Saúde e divulgar os números totais de mortos e contaminados. A iniciativa inédita é uma resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia.

Mesmo com o recuo do Ministério da Saúde, que voltou a divulgar o consolidado de casos e mortes, o consórcio dos veículos de imprensa continua com o objetivo de informar os brasileiros sobre a evolução da covid-19 no País, cumprindo o papel de dar transparência aos dados públicos.

O órgão informou, no início da noite desta sexta-feira, que o Brasil contabilizou 1.290 óbitos e mais 42.223 pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Com isso, segundo o Ministério da Saúde, no total são 1.539.081 casos confirmados e 63.174 mortes causadas pelo coronavírus. O número é diferente do compilado pelo consórcio de veículos de imprensa principalmente por causa do horário de coleta dos dados.

Agência Estado

Recent Posts

Marília enfrenta frio persistente e registra a menor máxima de 2026

Frio permaneceu durante todo o dia em Marília (Foto: Pedro Barrueco/Marília Notícia) Marília registrou nesta…

3 minutos ago

Quermesse da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe começa sábado na zona sul

Quermesse da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe deve movimentar zona sul de Marília (Foto: Divulgação)…

33 minutos ago

Dani Alonso e Capitão Augusto acompanham construção do futuro AME Marília

Deputados Capitão Augusto e Dani Alonso visitaram obras do AME Marília (Foto: Divulgação) A deputada…

4 horas ago

Projeto da Unimar cria base para plataforma de apoio à exportação de pequenos produtores

Iniciativa integra ensino, pesquisa, extensão e inovação para oferecer soluções voltadas às demandas do setor…

5 horas ago

Unimar leva pesquisa sobre feminicídio à audiência pública na Câmara de Marília

Unimar foi representada pela doutoranda e bolsista do CNPq Mariela Ribeiro Nunes Cardoso (Reprodução: Divulgação)…

5 horas ago

Programa que atua na resistência às drogas forma centenas de crianças e dá premiação

Chegada do mascote, um dos pontos altos do evento (Foto: Divulgação/PM) Celebração, cidadania e prevenção…

5 horas ago

This website uses cookies.