Regional

Bauru não seguirá determinações do Plano São Paulo no Natal

Após o governo de São Paulo endurecer as regras da quarentena em todo o estado durante os feriados prolongados para conter o avanço da Covid-19, a Prefeitura de Bauru (distante 110 quilômetros de Marília) anunciou nesta quarta-feira (23) que não vai seguir as determinações que previam a autorização de funcionamento apenas de serviços essenciais entre os dias 25 e 27 de dezembro.

A Prefeitura da cidade, por meio da Secretaria de Saúde, informou que inicialmente o Comitê Gestor de Enfrentamento a Covid-19, depois de reunião na última terça-feira (22), seguiria as determinações do estado.

No entanto, após novas discussões e reavaliações, na tarde de ontem, houve o entendimento que não há a necessidade de retrocesso do município para a fase vermelha, pois os dados epidemiológicos não estão alarmantes neste momento, segundo a administração.

A prefeitura afirmou que o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Sérgio Henrique Antonio, determinou que as equipes de fiscalização sejam redobradas durante o feriado, e o Comitê Gestor de Enfrentamento a Covid-19 deverá permanecer em plantão permanente, podendo o município retroceder para a fase vermelha a qualquer momento.

O Comitê também irá se reunir diariamente para fazer a avaliação dos dados epidemiológicos e taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19.

O município resolveu então, que nos dias 25, 26 e 27 de dezembro os estabelecimentos e atividades continuam a funcionar conforme Decreto Municipal vigente da ‘fase amarela’.

A determinação estadual também determinou o retrocesso para a ‘fase vermelha’ em todo o estado entre os dias 1 e 3 de janeiro.

Neste caso, a administração informou que a decisão de seguir ou não o ordenado caberá a nova gestão.

Dados Epidemiológicos

Segundo a Prefeitura, em 22 de dezembro, Bauru apresentava 20.031 casos confirmados de Covid-19 com 288 óbitos e 75.717 notificações.

A taxa de incidência, atualmente é de 5.316/100.000 habitantes, a de mortalidade 76,4/100.000 habitantes e de letalidade 1,4%. Apresenta ainda que média móvel de novos casos diários está em 87,4 e a média móvel de óbitos com 0,6 novo/dia.

A Secretaria informou, que Bauru registra 1.517 casos ativos e apresenta taxas negativas de crescimento para novos casos e óbitos, com uma taxa reprodutiva (Rt) de 0,9 indicando provável controle da transmissão.

Na data de 23 de dezembro de 2020, a taxa de ocupação de leitos na região é de 68% e na cidade de Bauru de 61%.

Veja abaixo o parecer do Comitê Gestor de Enfrentamento a Covid-19:

(Foto: Divulgação)

Daniela Casale

Recent Posts

Anvisa e MPF assinam acordo para combater cigarros eletrônicos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério Público Federal (MPF) assinaram acordo…

2 horas ago

SP: Defesa Civil emite alerta extremo de temporal no litoral de SP

As chuvas intensas que atingiram o litoral de São Paulo durante a madrugada e manhã…

2 horas ago

Fies 2026: inscrições para o 1º semestre terminam nesta sexta-feira

Os estudantes que desejam concorrer a um financiamento das mensalidades do curso superior em uma…

2 horas ago

Prorrogação de contratos de temporários mira déficit de professores

Educação promoveu processo seletivo em janeiro para contratação de professores temporários (Foto: Rodrigo Viudes/Marília Notícia)…

5 horas ago

Lei reajusta salário de agentes que estão na linha de frente contra a dengue

Agentes estão na linha de frente do combate à dengue e outras doenças transmitidas por…

5 horas ago

Morre em Marília homem que sofreu queda de ônibus e bateu a cabeça na região

Gilberto era morador de Osvaldo Cruz e sofreu acidente em Bastos (Foto: Divulgação) Um homem…

5 horas ago

This website uses cookies.