Marília e região

Baratela é solto, fala em armação e pode ser exonerado por Vinicius

Carro apreendido pela Polícia Militar (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

O secretário municipal de Suprimentos, Fernandes Baratela, deixou a carceragem da Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Marília no começo da tarde desta sexta-feira (14), após realização de audiência de custódia.

Ele havia sido preso na quinta-feira (13) nas proximidades do estádio Bento de Abreu Sampaio Vidal, o Abreuzão, sob acusação de ter suspostamente adulterado as placas do Hyundai HB20 que estava dirigindo.

Segundo apurou o Marilia Notícia, o carro é de propriedade particular. Em depoimento à Polícia Civil, Baratela informou que o veículo seria de sua filha. Ele negou ter feito qualquer alteração nas placas.

O secretário foi solto sem pagamento de fiança, mas está obrigado com cumprimento de medidas cautelares como o comparecimento mensal e obrigatório à Justiça e a proibição de ausentar-se por mais de oito dias da comarca onde reside.

O secretário municipal de Marília mora em Tarumã (SP), cidade vizinha a Assis, sede de comarca. Em sua soltura, o juiz o advertiu a cumprir as medidas cautelares sob pena de decretação de prisão preventiva.

O advogado Pedro Paulo Arantes Gonçales Galhardo, que defende o secretário, afirmou ter conversado com Fernandes Baratela, que nega os fatos.

“Conversei com o Fernandes, que está apreensivo e preocupado. Ele nega os fatos. Acabamos de concluir a audiência de custódia, na qual foi concedida sua liberdade. Neste momento, estamos em diálogo com ele, que permanece à disposição das autoridades para esclarecer os acontecimentos. Fernandes não cometeu essa adulteração no veículo e, mais do que ninguém, tem interesse em provar sua inocência e corrigir essa injustiça. Tenho plena convicção de sua inocência. Ele é um homem íntegro e honesto, incapaz de agir dessa maneira”, afirmou o advogado.

Nomeado para compor o novo governo municipal de Marília em dezembro de 2024, Baratela ainda mantém a rotina de deslocamentos entre sua residência e a secretaria. No entanto, essa rotina pode chegar ao fim nesta sexta-feira (14).

O Marília Notícia apurou que Baratela será recebido pelo prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) para apresentar sua versão sobre a prisão. Independentemente da justificativa, ele deverá ser informado sobre sua exoneração.

No governo, prevalece o entendimento de que sua permanência no cargo, ainda que venha a ser inocentado futuramente, poderia gerar uma crise desnecessária para a gestão. A Secretaria de Suprimentos, pasta sob sua responsabilidade, é encarregada das licitações municipais.

Faça parte de nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Rodrigo Viudes

Recent Posts

Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília

Um homem de 37 anos morreu após ser baleado por policiais militares na madrugada desta…

48 minutos ago

Parceria entre Unimar e Prefeitura leva IA à formação de professores

Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…

5 horas ago

Atletas de Marília são eleitas entre as melhores do handebol paulista em 2025

Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…

5 horas ago

Mostra 2025 do projeto Teatro da Cidade terá seis dias de espetáculos em Marília

Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…

5 horas ago

Bosque passa por intervenção para evitar acidentes e reforçar conservação

Ação ocorre para garantir a segurança dos visitantes (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal do Meio…

5 horas ago

Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…

5 horas ago

This website uses cookies.