Oswaldo Doreto Campanari com homenagem da Câmara (Imagem: Divulgação)
Autoridades municipais, como o prefeito Daniel Alonso (PSDB), seu vice Cícero do Ceasa (PL) e o presidente da Câmara, Marcos Rezende (PSD), lamentaram a morte de Oswaldo Doreto Campanari, de 91 anos, ocorrida nesta segunda-feira (26).
O médico oftalmologista foi ex-vereador de Marília, ex-deputado estadual e um dos deputados federais responsáveis pela Assembleia Constituinte, que promulgou a Constituição de 1988.
Doreto Campanari era casado com a senhora Ester Pierini Doreto Campanari, com quem teve os filhos José Ivan, os gêmeos João e Oswaldo Filho (Vadinho), Josane e Simone (falecida e postumamente homenageada com denominação de escola da rede municipal de ensino de Marília).
Em 2019, o médico que era formado pela Universidade Federal do Paraná foi a 31ª pessoa de Marília a receber a medalha “Marília de Dirceu”, durante sessão solene no mês de março. A homenagem foi uma iniciativa do então vereador Maurício Roberto (PP).
HISTÓRIA
Mariliense, o médico desempenhou mandato de vereador na Câmara Municipal na Legislatura de 1969 a 1973.
Em 1974, ele se elegeu deputado estadual pelo MDB, exercendo seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo até o ano de 1979, sendo reeleito para segundo mandato estadual até 1983, quando ficou na suplência para o cargo de deputado federal.
Nesse mesmo ano, o então deputado federal Mário Covas aceitou o convite para assumir a Secretaria de Estado dos Transportes, no governo de Franco Montoro. Doreto era o primeiro suplente da bancada do MDB e, com a ida de Covas ao governo paulista, o mariliense assumiu o mandato parlamentar.
Em 1987, Doreto se elegeu para novo mandato em Brasília e no ano seguinte integrou a Assembleia Nacional Constituinte, conduzida pelo deputado federal Ulysses Guimarães, que culminou na promulgação da atual Constituição.
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.