Marília

Ato pela prisão de Lula acontece hoje em Marília

Protesto contra o PT em frente a Prefeitura (Foto: Gabriel Tedde/Arquivo)

Uma manifestação pela manutenção das prisões após julgamento e recursos em segunda instância e pelo encarceramento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que aguarda apreciação de Habeas Corpus pelo STF (Supremo Tribunal Federal), está marcada para acontecer nesta terça-feira (3) em Marília.

O evento que conta com página no Facebook e grupo de WhatsApp, está marcado entre 18h e 21h em frente da Prefeitura de Marília, no Centro da cidade. O ato coincide com a sessão ordinária da Câmara Municipal.

A organização, segundo o Facebook, é do grupo ‘Vem Pra Rua Marília. O evento se chama “Manifestação Marilia-SP – Ou você vai, ou ele volta!”.

“Será uma linda festa cívica! Vamos mostrar ao país que não compactuamos com a corrupção, a bandidagem, a falta de moralidade na administração pública”, dizem os organizadores, que criaram uma série de regras.

A primeira delas diz que “bandeiras de partidos políticos e outras organizações ligadas aos mesmos não serão permitidas. Caso apareçam, serão tomadas”.

Outra regra determina que o manifestante “não use roupas vermelhas ou pretas. Se usar roupa preta, que tenha qualquer sinal das cores do Brasil. A cor vermelha lembra o PT (corrupção) e, o preto, os Black Blocs. Não compareça no evento com camisetas em alusão a partidos políticos”.

As recomendações são para que os manifestantes usem as cores do Brasil, pintem seus rostos, levem cartazes e bexigas.

Protestos pela prisão de Lula devem ocorrer em mais de 100 cidades e 4 países

O Movimento Brasil Livre (MBL), o Vem Pra Rua (VPR) e outros movimentos que lideraram manifestações do impeachment da presidente cassada Dilma Rousseff preparam nesta terça-feira, 3, atos em mais de 100 cidades e 20 Estados do País em defesa da prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, um dia antes da Corte analisar em plenário o mérito do habeas corpus impetrado pela defesa do líder petista.

O VPR informou que também organizou protestos em ao menos quatro cidades fora do País: em Boston (EUA), na praça da Universidade de Harvard; em Santiago, na frente da embaixada do Brasil; e na entrada dos consulados brasileiros em Londres e Roma.

O MBL organizará manifestações em pelo menos 80 cidades, enquanto o VPR já confirmou 101. No início da tarde desta segunda-feira, o MBL promoveu entre as avenidas Juscelino Kubistchek e Faria Lima um ato para divulgar os protestos de amanhã na cidade de São Paulo. A avenida Paulista será o palco principal da mobilização.

A manifestação do Movimento Brasil Livre na capital paulista contará com um carro de som doado pela startup “Levante”. Além disso, o MBL arrecadou mais de R$ 14 mil em uma “vaquinha” online para custear os protestos. O número é superior ao da meta estabelecida inicialmente, de R$ 11 mil.

Na quarta-feira, 4, o MBL também deve promover uma manifestação em frente ao prédio do STF, em Brasília. O VPR informou que pretende mobilizar protestos apenas nas redes sociais no dia do julgamento.

A análise do habeas corpus é decisiva para o futuro de Lula. Condenado a 12 anos e um mês de prisão pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), Lula já teve seus recursos negados na segunda instância da Justiça Federal e também não teve sucesso no HC enviado ao Superior Tribunal de Justiça. Atualmente, a liberdade do ex-presidente é garantida por um salvo-conduto concedido pelos ministros do Supremo.

O líder do MBL, Kim Kataguiri, afirmou à reportagem que o movimento tem uma expectativa positiva do julgamento na quarta-feira. Para ele, o voto decisivo, a favor da prisão de Lula, deve ser da ministra Rosa Weber.

Marília Notícia

Recent Posts

Morre jovem vítima de grave acidente na região central de Marília

Victor Nathan seguia de moto pela avenida Sampaio Vidal, próximo à rua Quatro de Abril…

1 hora ago

Educação de Marília inicia ano letivo para 19 mil alunos nesta quinta-feira

Alunos da rede municipal retomam estudos (Foto: Divulgação) A rede municipal de ensino de Marília…

5 horas ago

PM de Marília reforça regras para uso de bicicletas elétricas, patinetes e ciclomotores

A Polícia Militar de Marília divulgou, pelas redes sociais, uma ação educativa com orientações sobre…

5 horas ago

Irmãos são presos por tráfico e associação, após descoberta de mais de 1,2 quilo de maconha

Itens foram apreendidos pela PM na ação (Foto: Divulgação) Dois irmãos foram presos em flagrante…

5 horas ago

Escola Benito estreia modelo cívico-militar na região de Marília e atrai interesse

Início das aulas na Escola Estadual Professor Benito Martinelli era aguardado com grande expectativa (Foto:…

5 horas ago

Justiça absolve ex-diretor e engenheiro do Daem por morte de servidor soterrado

Funcionário estava em vala de 2,5 metro de profundidade (Foto: Marília Notícia) A Justiça de…

5 horas ago

This website uses cookies.