Marília e região

Assis pode virar opção de voos para a Capital enquanto Marília aguarda reformas

Aeroporto Estadual de Assis pode voltar a ter voos regulares (Foto: Divulgação/ASP)

O transporte aéreo regular de passageiros pode ganhar, em breve, uma nova opção de voos com conexão direta para a cidade de São Paulo, com embarque e desembarque a menos de 100 quilômetros de Marília.

O plano de estudo foi apresentado pela Azul Linhas Aéreas a empresários e autoridades municipais de Assis e região, na semana passada, durante encontro na sede da Associação Comercial e Industrial de Assis (Acia).

Na ocasião, a companhia aérea expôs seu projeto de expansão da malha para cidades de médio porte, incluindo Assis, com conexões para o aeroporto do Campo de Marte, na capital paulista, além de Campinas e Guarulhos, por meio de voos semanais.

O serviço será operado pela Azul Conecta, subsidiária da Azul Linhas Aéreas. A empresa utiliza aeronaves monomotoras turboélice, com capacidade para até 14 ocupantes, incluindo a tripulação.

Ainda sem previsão de início, o serviço reativaria a operação regular de voos no Aeroporto Estadual Marcelo Pires Holzhausen, em Assis, após décadas desde a breve atuação dos ATRs da extinta Pantanal Linhas Aéreas.

Azul Conecta opera com monomotores turboélices com capacidade para 14 pessoas (Foto: Divulgação)

Desde fevereiro de 2022, o aeroporto é administrado pela concessionária Aeroportos Paulistas (ASP), que também responde por outros 10 aeródromos no Estado, como os de São José do Rio Preto e Presidente Prudente.

VOOS PARA SÃO PAULO

Com a possível retomada de voos em Assis, a região de Marília voltaria a contar com uma opção mais próxima de conexão direta com a capital, por meio dos aeroportos de Guarulhos, na Grande São Paulo, e Campo de Marte, em Jundiaí.

Atualmente, os voos em Marília operam diariamente, de segunda a sábado, com destino único ao aeroporto de Viracopos, em Campinas, utilizando aviões ATR da Azul. A última linha direta para Guarulhos foi oferecida pela extinta TRIP, em 2012.

Entre 2019 e o início da pandemia, em 2020, a Passaredo Linhas Aéreas foi a última empresa a operar voos diretos entre Marília e Congonhas, no coração da capital. Antes disso, o mesmo trajeto era realizado pela Pantanal, até 2011.

Aeroporto de Marília segue sem previsão para início de reformas (Foto: Arquivo/MN)

SEM REFORMA

Com a eventual reativação do transporte regular em Assis, ainda que de forma semanal, os passageiros da região contarão com uma alternativa mais próxima e com melhor infraestrutura para embarque e desembarque.

Inaugurado em 1967, o Aeroporto Estadual Marcelo Pires Holzhausen, localizado às margens da rodovia Raposo Tavares (SP-270), tem estrutura proporcionalmente modesta, semelhante à do aeroporto de Marília, inaugurado em 1938.

Em Assis, a ASP mantém o espaço em funcionamento, utilizado também pelo aeroclube local. Já em Marília, as reformas prometidas pela concessionária Rede Voa seguem sem execução desde o início da concessão, em abril de 2022.

Enquanto isso, a empresa e o aeroclube travam uma disputa judicial pelo uso do espaço no Aeroporto de Marília. Nesse cenário, passageiros convivem com situações como o uso de banheiro químico instalado no estacionamento em frente ao terminal.

Rodrigo Viudes

Recent Posts

CPMI do INSS convoca dono do Banco Master e governador Romeu Zema

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aprovou,…

12 horas ago

Brasil tem potencial para minerais críticos, aponta estudo do Ipea

O estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) indica que o Brasil tem grande…

12 horas ago

App deve ajudar agentes públicos a trocarem informações de forma segura

Uma ferramenta de comunicação elaborada pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) ajudará agentes públicos e…

12 horas ago

Motorista capota carro na pista e veículo invade quintal de casa em Quintana

Toyota Corolla seguia no sentido do interior à capital (Foto: Mais Tupã) Uma motorista ficou…

14 horas ago

Comércio de Marília estende horário em dezembro para período do Natal

Comércio deve receber grande movimentação de clientes em Marília (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) O comércio…

15 horas ago

Reunião alinha cronograma do 13º e rescisões de funcionários terceirizados da Educação

Funcionários da empresa terceirizada GF foram recebidos na Secretaria Municipal da Educação (Foto: Divulgação) A…

15 horas ago

This website uses cookies.