Saiba os mitos e verdades sobre os exercícios físicos na gestação
A atividade física é importante em qualquer etapa da vida, inclusive na gestação! No passado, pouco se falava em exercício para grávidas, pois havia ainda um certo receio entre os próprios médicos e profissionais de saúde em indicá-los.
Muito disso por conta da escassez de pesquisas e carência de artigos científicos de qualidade. Porém, nas últimas décadas, pesquisas passaram a ser feitas de forma cautelosa e evidenciaram a importância e os benefícios para ambos, mãe ativa e bebê.
Trouxe alguns mitos e verdades para esclarecer de vez esse assunto que gera muitas dúvidas as futuras mamães.
- Exercício físico vai restringir o crescimento do meu bebê
MITO! Da mesma forma que a atividade física reduz o risco de parto prematuro, também é eficaz em reduzir o risco de restrição de crescimento do bebê. Portanto, é preconizada e incentivada a prática de atividade física para se estimular resultados positivos no desenvolvimento fetal.
A inatividade física está associada à mortalidade precoce na população geral. Na gestação, a inatividade e ganho de peso excessivo são fatores de risco para obesidade materna, e complicações relacionadas à gestação.
- Lesões e torções são mais comuns na gravidez?
VERDADE! Durante a gravidez é produzido um hormônio chamado relaxina, que provoca o amolecimento das articulações para o momento do parto. Essa elasticidade pode favorecer lesões durante atividades físicas.
- A frequência cardíaca de mulheres grávidas não pode passar de 120-140 batimentos por minuto?
MITO! Isso era uma norma antiga, sem embasamento científico. Hoje em dia o principal parâmetro utilizado é a percepção de esforço da gestante. Utiliza-se muito também o talk test (se a gestante consegue manter uma conversa durante o exercício sem faltar fôlego, significa que está confortável).
É muito importante considerar o tipo e intensidade de exercícios que a gestante estava acostumada a fazer antes de engravidar.
Ver essa foto no Instagram
- Grávidas sentem mais calor?
VERDADE! Isso ocorre devido ao aumento de estrogênio, um hormônio que favorece a dilatação dos vasos sanguíneos. Os exercícios devem ser moderados para não provocar mal-estar à gestante.
- Gestantes só podem começar a fazer exercício a partir do segundo trimestre.
MITO! Para gestantes sem complicações e que já eram praticantes de atividade física antes da gestação, é recomendado continuar a realizar exercícios desde o primeiro trimestre!
Treinos após o primeiro semestre só devem ser iniciados por gestantes sedentárias e por mulheres que tiveram dificuldade para gerar de forma natural, isto é, que realizaram fecundação artificial ou que apresentaram alguma complicação/sangramento durante a gestação.
- Treinos para gestantes melhoram o sono?
VERDADE! Não apenas da gestante, mas também do bebê e de qualquer outra pessoa que faça a prática de atividades físicas. Além disso, para a gestante, ela ainda conta com outras vantagens, pois estes treinos geram grandes modificações positivas em seu corpo.
Assim, a vontade recorrente de urinar a noite toda, são claramente minimizadas. Além disso, os níveis de estresse e ansiedade também são diminuídos.
Aqui trouxe alguns mitos e verdades e explorei os motivos pelos quais você não deve se manter sedentária na gestação. Vale reforçar que a atividade física em gestantes sem complicações é recomendada sim, e esse consenso/guia sobre a prática de exercício físico foi liberado pelo Colégio Americano de Obstetrícia e Ginecologia em 2020!
Antes de iniciar uma atividade física é importante e necessário que a gestante seja avaliada pelo médico obstetra e que a atividade seja sempre conduzida por profissionais da saúde especializados em atividade física para gestante. É muito importante que se tenha indicação correta na prática do exercício físico, bem como que o profissional que conduza o atendimento dessa gestante saiba reconhecer limitações, suas necessidades e assim reconhecer sinais para interrupção ou evolução da prática.
***
Arian Lima é profissional de Educação Física e coach level 1 da CrossFit Marília