Marília e região

Após pedido de Danilo da Saúde, audiência debate a ‘Lei das Sacolinhas’

O debate sobre a legislação reuniu vereadores, representantes do Executivo, do MP, da Acim, da Apas e do Procon (Foto: Divulgação)

Audiência pública no Plenário da Câmara, de iniciativa do presidente do Legislativo, Danilo Bigeschi, o Danilo da Saúde (PSDB), debateu o início da aplicação da lei municipal 7.281/2011, alterada pela Lei 9.046/2023, conhecida como a “Lei das Sacolinhas Plásticas”. A legislação exige a substituição de sacolas plásticas por biodegradáveis e retornáveis nos estabelecimentos privados e nos órgãos e entidades do poder público de Marília.

O debate sobre a legislação reuniu vereadores, representantes do Executivo, do MP (Ministério Público), da Acim (Associação Comercial e de Inovação de Marília), da Apas (Associação Paulista dos Supermercados) e do Procon.

“Esta importante lei foi criada dentro desta Casa e vai contribuir para a defesa do meio ambiente e a sustentabilidade que buscamos tanto. O Legislativo estará sempre junto da sociedade civil organizada em pautas importantes como esta. É uma medida que vem sendo adotada em diversas cidades e segue uma tendência mundial de redução do uso de sacolas plásticas, estimulando a população a buscar alternativas mais sustentáveis, que reduzem os impactos ambientais. A audiência foi importante para esclarecer e orientar sobre o início da aplicação da lei em Marília”, destaca Danilo da Saúde.

Durante a audiência, o secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Rodrigo Más, informou que a prefeitura vai lançar uma campanha educativa para promover o engajamento da população à iniciativa em breve. Nos supermercados, as sacolas plásticas começam a ser substituídas pelas biodegradáveis a partir do dia 15 de julho. Já o comércio, por meio da Acim, solicitou um prazo maior para adequação à lei, de seis meses, o que ainda será analisado pelo Executivo.

Segundo o Procon, em um primeiro momento, não haverá fiscalização punitiva, mas orientação, de educação do consumidor. Campanha será realizada, inclusive, nas escolas, com as crianças, em parceria com a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Marília.

A “Lei das Sacolinhas Plásticas” é de autoria do ex-vereador Eduardo Nascimento e após questionamento na Justiça teve a constitucionalidade confirmada pelo Supremo Tribunal Federal. “A audiência cumpriu o seu papel ao promover um debate construtivo e orientar toda a sociedade”, conclui o presidente do Legislativo.

Marcelo Moriyama

Recent Posts

Região de Marília tem 3,32 médicos para cada mil habitantes

DRS de Marília reúne 3.766 médicos para atender uma população estimada em 1,1 milhão (Foto:…

2 horas ago

Estado de São Paulo confirma segundo caso de sarampo em 2025

O Estado de São Paulo registrou o segundo caso de sarampo este ano. Segundo a Secretaria…

2 horas ago

Super Férias do Sesi volta em janeiro com quatro semanas intensas de atividades

Tradicional programa Super Férias do Sesi Marília está de volta (Foto: Divulgação) O tradicional programa…

2 horas ago

Baixa pontuação faz Marília perder certificação ambiental estadual

Marília ficou mal posicionada em ranking ambiental paulista (Foto: Arquivo/Marília Notícia) O resultado do Ranking…

3 horas ago

Danilo da Saúde pede que USF Aeroporto seja incluída no programa de reformas

Presidente da Câmara de Marília, Danilo da Saúde, protocolou e teve aprovado por unanimidade o…

3 horas ago

Vinicius sanciona lei para pagar adicional a agentes de saúde e endemias

O prefeito de Marília, Vinicius Camarinha (PSDB), sancionou a lei que autoriza o pagamento de…

3 horas ago

This website uses cookies.