Marília e região

Após pedido de Danilo da Saúde, audiência debate a ‘Lei das Sacolinhas’

O debate sobre a legislação reuniu vereadores, representantes do Executivo, do MP, da Acim, da Apas e do Procon (Foto: Divulgação)

Audiência pública no Plenário da Câmara, de iniciativa do presidente do Legislativo, Danilo Bigeschi, o Danilo da Saúde (PSDB), debateu o início da aplicação da lei municipal 7.281/2011, alterada pela Lei 9.046/2023, conhecida como a “Lei das Sacolinhas Plásticas”. A legislação exige a substituição de sacolas plásticas por biodegradáveis e retornáveis nos estabelecimentos privados e nos órgãos e entidades do poder público de Marília.

O debate sobre a legislação reuniu vereadores, representantes do Executivo, do MP (Ministério Público), da Acim (Associação Comercial e de Inovação de Marília), da Apas (Associação Paulista dos Supermercados) e do Procon.

“Esta importante lei foi criada dentro desta Casa e vai contribuir para a defesa do meio ambiente e a sustentabilidade que buscamos tanto. O Legislativo estará sempre junto da sociedade civil organizada em pautas importantes como esta. É uma medida que vem sendo adotada em diversas cidades e segue uma tendência mundial de redução do uso de sacolas plásticas, estimulando a população a buscar alternativas mais sustentáveis, que reduzem os impactos ambientais. A audiência foi importante para esclarecer e orientar sobre o início da aplicação da lei em Marília”, destaca Danilo da Saúde.

Durante a audiência, o secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Rodrigo Más, informou que a prefeitura vai lançar uma campanha educativa para promover o engajamento da população à iniciativa em breve. Nos supermercados, as sacolas plásticas começam a ser substituídas pelas biodegradáveis a partir do dia 15 de julho. Já o comércio, por meio da Acim, solicitou um prazo maior para adequação à lei, de seis meses, o que ainda será analisado pelo Executivo.

Segundo o Procon, em um primeiro momento, não haverá fiscalização punitiva, mas orientação, de educação do consumidor. Campanha será realizada, inclusive, nas escolas, com as crianças, em parceria com a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Marília.

A “Lei das Sacolinhas Plásticas” é de autoria do ex-vereador Eduardo Nascimento e após questionamento na Justiça teve a constitucionalidade confirmada pelo Supremo Tribunal Federal. “A audiência cumpriu o seu papel ao promover um debate construtivo e orientar toda a sociedade”, conclui o presidente do Legislativo.

Marcelo Moriyama

Recent Posts

Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte

Dois homens armados invadiram uma casa na tarde desta quinta-feira (4), no bairro Maracá III,…

37 minutos ago

Executivo propõe nova sede ao Aeroclube e tenta revogar lei do tombamento

Aeroclube de Marília; área é alvo de imbróglio na Justiça (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) A…

40 minutos ago

Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília

Policiais, na manhã seguinte a morte, fazem levantamento in loco sobre ocorrência (Foto: Marília Notícia)…

3 horas ago

Prefeitura abre processo seletivo para contratação de 100 professores

Inscrições são gratuitas e seguem até 18 de dezembro (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Marília…

3 horas ago

Parceria entre Unimar e Prefeitura leva IA à formação de professores

Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…

7 horas ago

Atletas de Marília são eleitas entre as melhores do handebol paulista em 2025

Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…

7 horas ago

This website uses cookies.