Política

Apoiadores veem Sérgio Moro reticente sobre eleições de 2022

Apoiadores de Sérgio Moro no Congresso Nacional veem na sua contratação por uma consultoria americana e em manifestações recentes sinais de que o ex-ministro e ex-juiz da Lava Jato está reticente quanto a uma eventual candidatura em 2022. A interlocutores nos últimos meses, Moro indicou que não está determinado a ser protagonista em um projeto eleitoral. Ao Estadão, nesta terça, 1º, ele afirmou que “não é o momento de pensar” em plano político.

Mesmo entre parlamentares que defendem sua candidatura, o anúncio de Moro como sócio-diretor da consultoria americana Alvarez & Marsal não foi recebido com surpresa. Aliados do ex-juiz dizem que a temporada no setor privado está em sintonia com seu perfil e com as sinalizações de que não tem a candidatura ainda como meta.

O senador Alvaro Dias (Podemos-PR), candidato à Presidência em 2018 e expoente da bancada lavajatista no Congresso, defende que Moro use os próximos meses para refletir sobre a decisão de entrar para a política partidária ou não. Ele acredita que não haverá respostas conclusivas nos próximos quatro ou cinco meses e percebe uma resistência do ex-juiz. “Ele tem dito que, por ora, tem de cuidar um pouco da atividade privada, buscar o sustento da família”, afirmou Dias. “Afastado do cenário político, ele poderá refletir sobre a conveniência de participar ativamente ou não, ser protagonista ou não.” O senador acredita que a popularidade de Moro dá a ele mais tempo para se decidir, em relação a eventuais adversários.

Já o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) não enxerga movimentos do ex-ministro por uma eventual candidatura ao Planalto, embora ele conte com incentivos nessa direção. “Eu nunca vi nenhuma manifestação individual de vontade do ex-ministro Sérgio Moro no sentido de se colocar como candidato a um cargo eletivo”, afirmou. “Particularmente não tinha nenhuma expectativa nesse sentido. Claro que essa não é uma porta que está fechada.” Para Vieira, o ideal seria ter uma definição até o primeiro semestre de 2021 para iniciar conversas sobre eventuais alianças. Moro não é filiado a partido político.

A presidente do Podemos, deputada federal Renata Abreu (SP), também disse que a ida de Moro para a iniciativa privada já era esperada. Renata e outros políticos da ala pró-Lava Jato no Congresso acreditam que, mesmo sem integrar uma chapa na disputa pela Presidência, ele pode contribuir com propostas e apoios. “Caso ele decida não ser candidato, acho que tem um peso importante na balança política e deve se posicionar para unir o Brasil. Expectativa para a candidatura existe.”

Jantar

Moro tem participado de articulações por uma candidatura de centro-direita, em oposição ao presidente Jair Bolsonaro. Em setembro, jantou com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB). Segundo o governador, foi uma conversa “sem prerrogativa de nomes, mas sim de princípios”. “Falamos sobre o Brasil, perspectivas e a necessidade de construirmos um projeto”, disse Doria. Depois do encontro, Moro se reuniu em Curitiba com o apresentador Luciano Huck, que também se movimenta para disputar a Presidência.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Agência Estado

Recent Posts

‘Natal Iluminado’ está de volta em Marília após requerimento da vereadora Fabiana

Fabiana Camarinha, Vinicius, Gabriel e Abelardo (Foto: Divulgação) A vereadora Fabiana Camarinha (Podemos) apresentou na…

12 horas ago

PM flagra homem com seis crucifixos retirados do Cemitério da Saudade

Um homem de 42 anos foi detido na tarde de sábado (7) após ser flagrado…

12 horas ago

Entram em vigor nesta semana novas regras para obtenção da CNH

Mudanças foram aprovadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Foto: Divulgação) As novas regras para obtenção…

13 horas ago

Quase 40 mil brasileiros recebem diagnóstico de HIV e não iniciam tratamento

campanha destaca a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do acompanhamento contínuo(Foto: Divulgação/Freepik) O Dezembro…

13 horas ago

Investimento de quase R$ 500 mil garante recape de ruas do Parque Universitário em Tupã

Recape em ruas de Tupã foram possíveis após emenda do deputado federal Maurício Neves (Foto:…

13 horas ago

Fundo Social de Marília amplia ações e reforça apoio a famílias vulneráveis em 2025

Campanha de 2025 arrecadou 29.153 itens, mobilizando empresas e a comunidade (Foto: Divulgação) O Fundo…

13 horas ago

This website uses cookies.