O Papa Francisco encerrou uma visita de uma semana à América Latina neste domingo alertando no Peru que uma série de escândalos de corrupção explosivos que atingiram presidentes e ex-presidentes está apodrecendo sistemas políticos e prejudicando a democracia em toda a região.
“Temos um problema de crise política não só no Peru mas em toda a América Latina”, disse o Papa Francisco em uma reunião televisionada com bispos na capital peruana, Lima. “Hoje, grande parte da América Latina sofre uma grande deterioração na política.”
Em seu discurso, o Papa Francisco referiu-se à gigante da construção brasileira Odebrecht, que admitiu em um acordo com os EUA e as autoridades brasileiras em dezembro de 2016 que pagou quase US$ 800 milhões em subornos na América Latina para conquistar contratos de obras públicas. No Peru, a empresa reconheceu ter pago US$ 29 milhões de 2005 a 2014. O Papa Francisco disse que o escândalo da Odebrecht foi apenas a ponta de um problema muito maior na região.
O Papa chegou ao Peru depois de visitar o Chile, onde a igreja enfrenta um escândalo de abuso sexual e crescente secularização. No Chile, o Papa gerou controvérsia e irritou as vítimas de abuso sexual por sacerdotes ao acusá-las de caluniar um bispo acusado de encobrir o abuso de menores. Antes desses comentários, o Papa havia expressado dor e vergonha pelo abuso de crianças por membros da Igreja.
Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…
Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.