Acadêmicos de Medicina da Unimar realizam ações sociais voltada à saúde. (Foto: Divulgação)
Os alunos do curso de Medicina da Universidade de Marília (Unimar) em parceria com a Vigilância Epidemiológica do município realizaram ações preventivas às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e a Dengue em Unidades Básica de Saúde (UBS) e em escolas públicas. As atividades estão ligadas a disciplina “Rede de Atenção à Saúde e Linhas de Cuidado”.
As ações foram desenvolvidas pelos acadêmicos do 11º termo de Medicina. Eles pesquisaram os problemas mais comuns dentro dos locais escolhidos e realizaram ações voltadas a conscientização. De acordo com a docente Lais Zutin, o objetivo foi integrar o acadêmico com as questões de saúde pública. “Os temas abordados pelos acadêmicos são os atribuídos à Vigilância Epidemiológica e a escolha da ação se deu através da realidade de cada instituição visitada”, explica.
Na UBS Chico Mendes e Escola Estadual Vereador Sebastião Mônaco, ambos da zona oeste, os grupos desenvolveram atividades voltadas à prevenção de DSTs e mapeamento de grávidas com sífilis, dando a destinação ao tratamento adequado. O mesmo tema foi também trabalhado com os moradores e frequentadores do Alojamento da Unesp, localizado no jardim Cavalari.
A dengue foi abordada por grupos que trabalharam com a educação infantil, realizando ações de conscientização na Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Criança Feliz e com a reciclagem na UBS Aniz Badra, localizadas na zona norte de Marília.
A acadêmica Marcela Capeloci estava no grupo que desenvolveu atividades na UBS Aniz Badra. Ela e os integrantes do grupo perceberam que o problema da região é relacionado ao descarte incorreto de lixo, gerando criadouros do aedes aegypti.
“Nós utilizamos garrafas pet e pneus como matéria-prima para construir um jardim, aproveitando um espaço que estava abandonado na UBS. Mostramos à comunidade que é importante manter os quintais limpos, para evitar criadouros, e como é simples deixar um local bonito com o que temos em casa”, enfatiza Marcela.
Segundo a enfermeira responsável pela UBS, Denise Elaine Garozi, foi primordial esta interação entre os futuros profissionais e a comunidade na prevenção à dengue. “Nós só temos a agradecer estes acadêmicos e a Unimar por proporcionar melhorias e educar a população com bons exemplos”, comemora.
(Foto: Divulgação)
Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
This website uses cookies.