Marília

Administração nega fechamento do Caoim e estuda solução

Atendimento realizado em grupo envolve famílias e visa incorporação de hábitos saudáveis (Foto: Divulgação/Redes Sociais)

Serviço referência para atenção às crianças, adolescentes e [mais recentemente] adultos, que lutam para manter a saúde e controlar o sobrepeso, o Centro de Atendimento a Obesidade Infantil de Marília (Caoim) será mantido em 2022. O município estuda a recomposição da estrutura de funcionários.

A garantia de continuidade do serviço é do secretário municipal da Saúde, Cassio Luiz Pinto Junior – reforçada pela assessoria direta do prefeito Daniel Alonso (PSDB), para assuntos jurídicos. A mudança é que a cidade não deve mais contar com os trabalhadores contratados pela Gota de Leite.

Dispensa de profissionais geraram uma onda de boatos, com áudios em grupos de WhatsApp, atribuídos a funcionários, além de vídeos de pacientes que apelam para que não ocorra a descontinuidade do serviço.

Atendimento é feito por equipe multidisciplinar (Foto: Divulgação/Redes Sociais)

Ao Marília Notícia, em recente entrevista concedida, Cassio admite que as demissões estão relacionadas ao fim do contrato com a Maternidade e Gota de Leite, mas atribuiu a responsabilidade pelos recursos humanos à conveniada. “Não vamos fechar. Vamos assumir com servidores municipais”, assegurou.

Já nesta semana, conforme apurou o MN, a possibilidade de trabalhar somente com servidores concursados perdeu força. Reuniões e estudos estão sendo realizados para possível chamamento público, visando a contratação de nova prestadora de serviços de saúde para gerir o Caoim.

PROGRAMA

Com encaminhamento da rede de saúde, o Centro funciona como um programa de reeducação alimentar, fortalecimento de relações sociais, perda de peso e ganho de qualidade de vida.

Os pacientes são atendidos por equipe multidisciplinar, formada por profissionais de medicina, nutrição, enfermagem, psicologia, serviço social, educação física, entre outros.

Inicialmente, o atendimento era restrito às crianças e adolescentes. Mas, nos últimos anos, adultos que lidam com sobrepeso e obesidade também recebem atenção.

Há casos ainda de pacientes que realizam o acompanhamento, em etapa preparatória, para eventual procedimento bariátrico.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Roubo à casa de empresários mira joias e termina com dois presos na região

Dupla armada foge em motocicleta, logo após o crime (Imagem: Divulgação) Dois homens foram presos…

10 horas ago

BC confirma corte da Selic em março, mas manterá juros restritivos

Banco Central sinalizou redução da taxa Selic no próximo mês (Foto: Arquivo/MN) O Banco Central…

10 horas ago

Vinicius volta a parcelar dívida com o Ipremm e débito chega a R$ 1 bilhão

Novo parcelamento de débito previdenciário da Prefeitura com Ipremm tem prazo de pagamento de 25…

10 horas ago

Vereador declara pobreza e é denunciado por falsidade ideológica em Vera Cruz

Vereador Evandro Nereu Gimenez afirmou que não fará acordo e pretende seguir com processo até…

11 horas ago

Ministro propõe força-tarefa para identificar deep fake nas eleições

O ministro do STF, Gilmar Mendes (Foto: Arquivo/MN) O ministro Gilmar Mendes, que atua como…

11 horas ago

Balança comercial reverte resultado positivo e encerra 2025 com déficit

Exportações de Marília tiveram redução em 2025 (Foto: Arquivo/Marília Notícia) O comércio exterior de Marília…

11 horas ago

This website uses cookies.