Marília

37 mil eleitores de Marília estão com os títulos cancelados

Cartório lotado em Marília no último dia para cadastro biométrico (Foto: Leonardo Moreno/Marília Notícia)

Em Marília existem 37 mil eleitores com os títulos cancelados. O prazo para regularizar o documento termina em 6 de maio – em dois meses. Ao todo a cidade tem 178.523 eleitores.

Quem não estiver em dia com o título de eleitor, não poderá votar nas eleições municipais de outubro, quando serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nos 5.568 municípios do país.  O prazo não é prorrogado e nem é possível estender.

A chefe do Cartório Eleitoral da zona 70, Karina Marcussi Gomes, explicou em entrevista ao Marília Notícia que os atendimentos estão sendo feitos por ordem de chegada independente de agendamento.

“Tem o agendamento pela internet, mas estamos tentando atender os dois públicos para evitar filas no final”, disse Karina.

2.700 pessoas já procuraram a zona 70 desde quando acabou o prazo da biometria. “A gente tinha fechado a biometria com 85% de regularização e 13 mil pessoas com título cancelado, agora já estamos com 88% regularizados”, falou a chefe do cartório.

Outras 14 mil pessoas tiveram o título cancelados na zona 400 devido a falta de biometria. De acordo Adriano Barros, chefe da zona 400, até o momento 85% do eleitorado dessa área está regularizado.

Existem várias situações para o cancelamento do título, pessoas que tem o documento em outra cidade e esse município teve revisão de eleitorado, eleitores que não votaram nas três últimas eleições (em Marília são 10 mil eleitores com o título cancelado desta forma) e ainda quem não fez o cadastro biométrico.

“O que acontece agora? Todos os números de CPF foram migrados automaticamente da Receita Federal para o Cartório Eleitoral, então uma vez que o título esteja com algum problema, já volta para a Receita para suspender o CPF. Sem esse documento a gente não consegue fazer praticamente nada”, ressaltou Karina.

Os documentos necessários são documento de identidade oficial com foto e  comprovante de endereço recente.

“É importante ressaltar que as pessoas procurem o quanto antes regularizar a situação, Nós não temos mais a Central Biométrica, somente quatro ou cinco pessoas trabalhando em cada Cartório. Não temos condições e suporte para atender toda a demanda de uma só vez”, reforçou Karina.

Daniela Casale

Recent Posts

Prorrogação de contratos de temporários mira déficit de professores

Educação promoveu processo seletivo em janeiro para contratação de professores temporários (Foto: Rodrigo Viudes/Marília Notícia)…

18 minutos ago

Morre em Marília homem que sofreu queda de ônibus e bateu a cabeça na região

Um homem de 47 anos morreu na manhã desta quarta-feira (4) na Santa Casa de…

46 minutos ago

Arrombamento em loja e furto de eletrônicos levam homem à prisão

Equipamento recuperado e dinheiro apreendido, após PM encontrar suspeito na zona norte (Foto: Divulgação) Um…

53 minutos ago

Pátio ferroviário vira comércio fantasma após retirada dos camelôs

Apesar da saída dos ambulantes, dezenas de boxes permanecem em área ferroviária reintegrada à Rumo…

2 horas ago

Homem é preso após roubo frustrado de motocicleta na zona leste

Um homem de 39 anos foi preso em flagrante na noite desta quarta-feira (4) após…

2 horas ago

Carnaval do Yara Clube aposta em experiência dupla nas noites principais

Carnaval 2026 do Yara Clube promete ser um dos mais marcantes de sua história (Foto:…

2 horas ago

This website uses cookies.