24ª Semana Jurídica da Unimar é sucesso e reúne atrações nacionais e internacionais.
Com o Anfiteatro da Reitoria completamente lotado a Universidade de Marília (Unimar) realizou a abertura oficial da 24ª Semana Jurídica que segue com programações até a próxima sexta-feira. O objetivo é reunir renomados juristas brasileiros e internacionais em encontro com os acadêmicos.
Na cerimônia de abertura, alguns docentes e autoridades acompanharam a coordenadora do curso, Ma. Francis Marília Pádua, entre eles, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Marília, Dr. Marlúcio Trindade, egresso da própria Unimar.
O primeiro tema discutido foi “A vida urbana sustentável, os 15 anos do Estatuto das Cidades e a importância do ensino do Direito Urbanístico” tratado pelo pós-doutor pela Universidade de Coimbra, Georges Louis Hage Humbert. Já o “O marco civil da internet e os direitos fundamentais” foi ministrado pelo docente da Universidade Federal de Uberlândia, Dr. João Victor Rozatti Longhi.
Fechando a noite houve o lançamento das obras “Processo Legislativo Interativo” e “Curso de Direito Urbanístico e das Cidades” dos palestrantes da noite. Segundo a coordenadora do curso, Ma. Francis a Semana Jurídica deste ano foi preparada para atender a demanda de debate dos acadêmicos. “A participação dos profissionais brasileiros e a internacionalização proposta com juristas portugueses elevaram o patamar do evento que será uma incrível oportunidade de atualização”, comenta.
Na terça foi a vez da “Reforma trabalhista” ser discutida pelo Juiz Federal do Trabalho da 15ª Região, Dr. Breno Ortiz Tavares Costa, enquanto o Pós-Doutor pela Universidade de Coimbra e docente da Universidade de Londrina, Dr. Zulmar Fachin falou sobre as “Funções do Estado e os Direitos Fundamentais: o guardião das promessas”.
O encerramento da segunda noite ficou por conta do Livre-Docente em Direito e professor da Universidade de São Paulo, Dr. Rubens Beçak que tratará das “Perspectivas do constitucionalismo brasileiro em tempos de crise”.
Na quarta-feira houve exposição dos artigos científicos dos alunos do Curso de Direito no Bloco 2 da Unimar e, em seguida, Mesa Redonda: Família em Debate com a presença da Dra. Andréa da Silva Lima, Defensora Pública do Estado de São Paulo, do Dr. José Antonio Bernardo, Juiz de Direito da 2ª Vara de Família e Sucessões de Marília, Dr. Isauro Pigozzi Filho, Promotor de Justiça na 4ª Promotoria de Justiça de Marília. A mediação ficou por conta da coordenadora do curso, Ma. Francis Marília Pádua.
“A disrupção do Jurídico com uso da inteligência artificial” será o tema proposto pelo Dr. Renato Mandaliti sócio da Mandaliti Advogados na quinta-feira. Nesta noite ainda haverá palestra sobre os “Presidentes da República: algumas reflexões sobre o seu estatuto político-constitucional à luz do princípio republicano” com a docente da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Dra. Paula Veiga.
Fechando a Semana Jurídica a “Delação premiada” será tratada pelo Conselheiro Seccional da OAB/SP, Dr. Roberto Delmanto Júnior, enquanto “O princípio anticorrupção no direito constitucional e no direito internacional” será o tema do Dr. Jónatas Machado, Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e da Universidade Autónoma de Lisboa. Ainda haverá coquetel do lançamento de obras jurídicas com sessão de autógrafos.
Os resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025 e da 1ª…
As retiradas em contas de poupança ao longo de novembro de 2025 superaram em R$…
Para 3,1 milhões de moradores de favelas brasileiras, a chegada de uma ambulância na porta…
Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…
Dois homens armados invadiram uma casa na tarde desta quinta-feira (4), no bairro Maracá III,…
Um homem de 26 anos foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (4) após…
This website uses cookies.