Categories: Brasil e Mundo

Zika avança pelo interior de SP e já atinge 15 cidades

Depois de 800 casos suspeitos em Ribeirão Preto, o zika avança para outras cidades e espalha o medo no interior de São Paulo. Pelo menos 15 municípios, incluindo importantes polos regionais, já registraram casos suspeitos ou confirmados da doença. O vírus também alcança cidades do Vale do Paraíba e do oeste do Estado e pequenas localidades passaram a reportar suspeitas.

Em Piracicaba, gestantes correm às unidades de saúde para fazer exames que detectam a microcefalia em bebês. A cidade já teve confirmado um caso de zika vírus em uma grávida de 20 anos. Ao todo, 2.500 gestantes estão sendo monitoradas na rede pública em busca ativa de casos de gestantes infectadas — 12 apresentaram manchas vermelhas na pele e outras oito, sintomas menos suspeitos.

Piracicaba tem outros 25 casos suspeitos de zika em não gestantes, na maioria autóctones — as pessoas teriam se infectado ali mesmo. Cidade vizinha, Limeira também entrou na rota do vírus. Quatro mulheres com idade entre 30 e 60 anos apresentaram sintomas. De acordo com a prefeitura, três pacientes viajaram para outras localidades e, após o retorno, apresentaram sintomas como febre e dores no corpo. Todos os exames deram negativo para dengue, o que motivou a investigação de zika.

Em Americana, os primeiros exames de amostras colhidas de uma gestante de 31 anos, com sintomas da doença, deram positivo para o vírus. Ela procurou o serviço de saúde com manchas vermelhas no corpo. É o primeiro caso confirmado na cidade. Campinas descartou 19 casos suspeitos este ano, mas uma continua em investigação, segundo a prefeitura.

Em Sorocaba, dois casos de zika vírus foram confirmados na última semana. Outros oito estão em investigação. São José do Rio Preto confirmou um caso — de um paciente de 67 anos, que já está recuperado. Sumaré entrou na lista ao confirmar, em 2015, o primeiro caso de zika do Estado. A Prefeitura de Salto confirmou o primeiro caso na cidade, mas informou que o paciente foi infectado em Brasnorte (MT).

No Vale do Paraíba, São José dos Campos registra seis casos confirmados este ano, todos importados. Taubaté teve esta semana o primeiro registro, de uma mulher de 35 anos, não gestante, que viajou ao Rio. Em Botucatu, uma paciente de 56 anos pode ter sido infectada numa viagem a Cáceres (MT).
A doença também chegou ao oeste paulista. O primeiro caso, numa paciente de 46 anos, foi detectado em Dracena, em um laboratório particular. E o vírus já assusta moradores de cidades pequenas. Uma gestante de Cravinhos, de 33,8 mil habitantes, na região de Ribeirão Preto, apresentou sintomas, porém os exames deram negativo para zika. Em Cesário Lange, de 15,5 mil habitantes, uma grávida foi atendida com manchas e causou alvoroço, mas não estava com o vírus.

Fonte: R7

Amanda Brandão

Recent Posts

Unimar realiza 15ª edição da Sipat e reforça ações de prevenção no trabalho

Iniciativa integra o calendário institucional e reúne colaboradores em uma programação voltada à conscientização (Foto:…

14 minutos ago

Quintana apresenta novos equipamentos e autoriza obras no Centro de Fisioterapia

Ações, segundo a Prefeitura, integram um conjunto de investimentos (Foto: Divulgação) O governo de Quintana…

14 minutos ago

Justiça pronuncia a júri acusada de atear fogo e matar companheiro em briga por crack

Uma sentença de pronúncia da 2ª Vara Criminal de Lins determinou que a mulher de…

14 minutos ago

Acusado de homicídio após discussão em Ocauçu vai a júri popular, decide a Justiça

Hiago Santos foi morto com um tiro em Ocauçu (Foto: Divulgação) A Justiça de Marília…

14 minutos ago

Juíza adia júri de acusado da ‘Guerra do Tráfico’ e remarca julgamento para setembro

A Justiça de Presidente Prudente - onde ocorrem os julgamentos do caso - decidiu adiar…

14 minutos ago

Campanha da PM Rodoviária entrega 880 fraldas geriátricas a lar de idosos em Marília

Entidade beneficiada foi a Casa do Caminho, que atende população idosa (Foto: Divulgação/PMSP) A campanha…

14 minutos ago

This website uses cookies.