Categories: Marília

Yoshio Takaoka continua com problemas na Justiça

Takaoka criou um esquema de compra de votos em 2012

O Ministério Público, por meio do Promotor de Justiça do Patrimônio Público, Oriel da Rocha Queiroz, pediu à Justiça a instauração de uma ação civil por improbidade contra o ex-vereador Yoshio Takaoka. Em 2012, o então Presidente da Câmara e candidato à reeleição usou o veículo oficial da Câmara para fazer campanha política.

Entenda

Segundo o apurado nos Inquéritos Policiais instaurados pela Polícia Federal em Marília, entre os meses de agosto e outubro de 2012, ano em que se realizaram eleições municipais, Takaoka criou um esquema de compra de votos.

Entre os meses de julho a outubro de 2012, Takaoka também entregou dinheiro para servidores da Câmara Municipal para que fizessem doações em nome deles. Esta verba constou na prestação de contas do então candidato à reeleição. Por conta desse ato, o ex-vereador chegou a ser denunciado por corrupção eleitoral.

Após o término das eleições municipais, a Justiça Eleitoral ainda recebeu denúncia feita por Nelson Aleixo Correa, Flávio Luis Gomes da Silva e Alex Rogério Martins de Souza de que em setembro de 2012 pessoas ligadas à Takaoka teriam os convidado para irem ao local conhecido como “Casarão” ou “Piscina”, localizado no Distrito de Rosália. Nesse local, eles teriam recebido R$ 100,00 em dinheiro e assinado um contrato para que votassem em Takaoka.

No dia 24 de outubro de 2012 a Polícia Federal de Marília chegou a prender em flagrante delito Takaoka e servidores municipais que estavam fazendo a campanha do ex-vereador.

Na ocasião, o então motorista da Câmara, dirigia o carro oficial do Legislativo em companhia de uma assessora parlamentar de Yoshio. Na abordagem foi apreendida grande quantidade de documentos, entre contratos, cheques e documentos relacionados à campanha eleitoral de Takaoka.

Foi demonstrado no processo crime eleitoral que, às vésperas das eleições, diversas pessoas foram acionadas para assinarem contratos de prestação de serviços e receberam R$ 100,00 por meio de cheque assinado por Yoshio.

Diante dos fatos, Takaoka foi condenado em 1ª instância à pena de um ano e dois meses de reclusão e 20 dias-multa para cada delito. Nesta ação penal ficou caracterizada a existência de crime continuado, uma vez que os delitos foram praticados em datas próximas, com o mesmo objetivo e da mesma forma.

Como Takaoka usou o veículo oficial da Câmara para a realização de sua campanha eleitoral, cometeu ato de improbidade administrativa.

“O requerido Yoshio, usando de seu poder hierárquico, determinou às testemunhas para que usassem o veículo oficial para fins de sua campanha eleitoral, tanto que foram presos em flagrante pela Polícia Federal, o que, sem duvida, causou prejuízo ao erário, bem como feriu de morte princípios constitucionais da legalidade, moralidade, impessoalidade. O então Presidente da Casa das Leis, eleito de forma direta pelos cidadãos marilienses, e buscando a reeleição, agiu de maneira condenável, ferindo os princípios republicanos inerentes ao cargo”, escreveu o promotor na petição inicial.

Fonte: Matra

Marília Notícia

Recent Posts

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

5 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

5 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

6 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

6 horas ago

Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029

Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…

6 horas ago

Vídeo: com mega estrutura de lazer, Bild entrega oficialmente o Villá

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

7 horas ago

This website uses cookies.