Colunas

Vinicius tem primeiro mês de governo promissor

Vinicius cumprimenta trabalhador durante vistoria aos serviços de zeladoria em Marília (Foto: Divulgação/PMM)

O primeiro mês de Vinicius Camarinha (PSDB) à frente da Prefeitura de Marília demonstra energia e proatividade no enfrentamento de problemas que há anos afligem a cidade. Ainda é cedo para avaliações definitivas, mas os sinais iniciais indicam um governo disposto a agir com rapidez e a manter o diálogo aberto com diferentes setores da sociedade.

Entre as primeiras ações da nova administração, destaca-se a solicitação de investigação sobre a concessão do Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem). Trata-se de uma decisão acertada. O contrato contém absurdos e se revelou prejudicial para a população, já que, mesmo com os serviços passando para a esfera privada a um preço muito abaixo do que se imaginava ser o de mercado, a cidade ainda enfrenta quase que diariamente problemas no abastecimento de água.

Outra medida relevante foi a criação do programa ‘Ganha Tempo da Saúde / Zera Fila’, com o objetivo de reduzir a espera por atendimento médico, um dos gargalos da administração anterior. O desafio de sanar as deficiências do sistema de saúde municipal é gigantesco, mas esse primeiro passo mostra disposição para enfrentar o problema de maneira estruturada.

No trânsito, o cumprimento da promessa de suspensão das multas aplicadas por radares fixos agrada boa parte da população, que considera esse um modelo punitivo de fiscalização. A medida, contudo, exige um acompanhamento rigoroso para que a segurança viária não seja comprometida.

A zeladoria da cidade, com operações de tapa-buracos, capinação, poda, serviços de coleta de materiais inservíveis, entre outras iniciativas, também recebeu atenção. Embora ações de manutenção sejam deveres básicos da administração pública, sua retomada em ritmo mais intenso ajuda a reverter a sensação de abandono das vias e espaços urbanos.

Outro aspecto positivo do novo governo é a sua articulação política. Em poucas semanas, Vinicius Camarinha teve reuniões estratégicas com secretários estaduais como Guilherme Derrite (Segurança Pública), Gilberto Kassab (Governo e Relações Institucionais) e Eleuses Paiva (Saúde), além de conversas com deputados e representantes de órgãos federais. Essa proximidade com diferentes esferas de poder é fundamental para atrair investimentos e projetos para Marília, bem como para restaurar a credibilidade da cidade no cenário estadual e federal.

Nem tudo, porém, transcorreu sem controvérsias. O arquivamento da sindicância sobre supostas irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) em um contrato da Educação de 2014, firmado na gestão anterior do próprio Vinicius, não passou despercebido. Embora a investigação tenha sido iniciada durante o governo do adversário Daniel Alonso (PL) e apresente indícios de motivação política, a decisão de encerrar o caso gerou questionamentos e poderia ter sido conduzida com mais cautela para evitar interpretações negativas.

Vale lembrar que Vinicius Camarinha teve um primeiro mandato (2013-2016) ruim, o que levou à sua derrota na tentativa de reeleição na época. Agora, com o discurso de amadurecimento e prontidão para um novo ciclo, retornou ao cargo de prefeito com forte respaldo popular, conquistando uma vitória expressiva nas urnas. Seu retorno foi impulsionado tanto pelo trabalho como deputado estadual quanto pela grande insatisfação dos marilienses com a gestão de seu antecessor, Daniel Alonso. Neste primeiro mês, há sinais de que, de fato, ele possa ter evoluído, demonstrando mais preparo e disposição para enfrentar os desafios da cidade.

É inegável que um mês é tempo insuficiente para definir o rumo de um governo. No entanto, as primeiras impressões indicam um início animador para uma população que vinha se sentindo desassistida nos últimos anos.

A grande questão que se impõe é se esse ritmo será mantido ou se, com o passar do tempo, a gestão perderá o ímpeto inicial. O compromisso da administração deve ser com a continuidade e o aprofundamento das boas iniciativas, pois os desafios de Marília exigem mais do que medidas pontuais: precisam de planejamento e persistência para que os resultados sejam duradouros.

Gabriel Tedde

Gabriel Tedde é jornalista com 13 anos de atuação e fundador do Marília Notícia

Recent Posts

Justiça condena Marçal a pagar indenização a Boulos por desinformação

Influenciador digital e ex-candidato a prefeito da capital paulista Pablo Marçal (Foto: Instagram) O influenciador…

30 minutos ago

Defesa Civil alerta para risco de chuvas fortes no Estado de São Paulo

A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou alerta para risco de chuvas persistentes,…

39 minutos ago

Governo libera mais R$ 4,6 bi para pagar saque-aniversário do FGTS

O governo federal libera, a partir desta segunda-feira (2), R$ 4,6 bilhões para pagamento da…

42 minutos ago

Mulher é encontrada morta em residência; caso chama atenção para morte desassistida

Uma mulher de 58 anos foi encontrada morta dentro da casa onde morava, na rua…

1 hora ago

Ano letivo começa em escola com nove furtos nas férias e em unidade cívico-militar

Escola estadual Abel Augusto Fragata registrou nove furtos durante recesso escolar (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)…

1 hora ago

Prefeitura confirma exoneração de secretário Cesar Fiala nesta terça-feira

Secretário de Administração, Cesar Fiala, que deverá ser exonerado amanhã (Foto: Marília Notícia) A Prefeitura…

2 horas ago

This website uses cookies.